McLaren fica na frente; borracha Michelin ajuda

Spa-Francorchamps -Nos treinos livres de ontem, que começaram com uma hora de atraso por causa do nevoeiro na região (que impedia vôos de helicópteros, como o encarregado de emergências médicas), a McLaren fez os dois melhores tempos: Kimi Raikkonen em primeiro (1min47s196) e David Coulthard em segundo (1min47s356). Os pneus Michelin ajudaram: dos 12 primeiros, dez usam a borracha francesa. A média do finlandês foi de 233,840 km/h, 10 km/h mais veloz que a de Montoya no ano passado, que fez a pole com 1min52s072.

Explica-se a diferença. No sábado do GP da Bélgica, em 2001, a pista estava úmida, embora a pole tenha sido obtida no trilho mais seco no final. E, depois, os organizadores mudaram o desenho da Bus Stop, a última chicane do circuito, que ficou com sua última “perna” bem mais rápida. Até o ano passado, o piloto fazia uma curva para a direita e outra para a esquerda, saltitando sobre as zebras, para tomar a reta dos boxes. Agora, é só uma curva de alta para a esquerda.

“Ficou melhor e mais seguro”, disse Michael Schumacher, terceiro colocado ontem. “A gente subia muito na zebra e podia afetar a suspensão. O trecho seguinte é a descida da Eau Rouge. Sempre havia o risco de acontecer algo ali por conta de algum problema na suspensão causado pelas zebras da Bus Stop.”

Os treinos estão marcados para as 9h locais (4h de Brasília), horário em que é impossível até enxergar os ponteiros de um relógio de pulso por causa da cerração. Na classificação, das 8h às 9h de Brasília, não deve haver nenhum problema.

Schumacher busca hoje sua primeira pole em Spa, pista onde ganhou cinco vezes. Se vencer amanhã, o alemão chega a dez vitórias em 2002, recorde para uma mesma temporada.

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