Massa vence no GP da Turquia de F1

A Turquia lhe cai bem, e não é de hoje. Desde 2006, para ser preciso. Felipe Massa tem sete vitórias na carreira. Três delas no mesmo lugar: em Istambul, do ?lado de lá? do Ocidente, na porção asiática da velha Constantinopla. São três poles e três triunfos consecutivos no GP turco. Um domínio raro. Sozinho, o brasileiro ganhou 75% das quatro edições da corrida – realizada pela primeira vez em 2005.

?Tem algo especial aqui. Adoro a cidade, o clima, a pista. Acho que já posso até pedir passaporte da Turquia?, brincou o ferrarista depois de faturar, domingo, a quinta etapa do Mundial de Fórmula 1. Como acontecera nos últimos dois anos, a partir da pole. Aliás, Massa é especialista nisso. De suas sete vitórias na categoria, seis foram obtidas tendo largado na primeira posição.

De onde as coisas ficam mais fáceis, sem dúvida. Mais ainda quando seu principal rival, o parceiro de equipe, está mais atrás. No caso, em quarto no grid.

Mas nem tanto quando, na metade da corrida, aparece um cara voando atrás de você, como aconteceu com Lewis Hamilton, da McLaren. Até ali, a corrida estava tranquila para o brasileiro. Largou bem, manteve a ponta sem maiores dificuldades, e tinha o inglês sob controle, embora próximo. Aí Hamilton parou nos boxes, na volta 16. Fez um pit stop rápido, 6s4. Massa, duas voltas depois, levou 8s2 para trocar pneus e reabastecer.

Voltou na frente, mas Lewis começou a se aproximar. Até conseguir a ultrapassagem na volta 24. ?Sorte que a equipe me avisou pelo rádio que ele estava claramente mais leve, e por isso não arrisquei nada para defender a posição. A gente não tinha certeza ainda, mas ele deveria fazer três paradas. Foi o que aconteceu, e então soubemos manter a calma porque depois do terceiro pit stop dele eu voltaria à frente de novo?.

Foi a quarta vitória seguida da Ferrari no campeonato. O time vermelho só perdeu na abertura, na Austrália. Depois, Felipe e Kimi Raikkonen dividiram os triunfos. O finlandês, ontem, chegou em terceiro. Kimi segue na liderança do campeonato com 35 pontos. Mas seu adversário direto, Massa, se aproximou. A diferença caiu de 11 para sete. Felipe, que era quarto colocado depois de quatro provas, assumiu agora o segundo lugar na classificação, ao lado de Hamilton.

Voltar ao topo