Professor no Caju

Marcelo Vilhena coordenará categorias de base do Atlético

Desde o início da semana o Atlético tem um novo coordenador para suas categorias de base. O cargo estava vago desde a saída de Petkovic após a conquista da Lemcon Euro Tour, pouco antes da Copa do Mundo. Com 38 anos e experiência na base de equipes como o América-MG e Cruzeiro, Marcelo Vilhena chegou ao Furacão ano passado para treinar o sub-18. Hoje tornou-se o responsável por todas as categorias abaixo do profissional.

Claudiomir da Costa, supervisor da base cruzeirense e antigo companheiro de trabalho de Vilhena, apresenta o cartão de visitas do novo “manager” atleticano. “É super-conceituado, respeitado por todo mundo. Muito bom treinador. Só saiu daqui por uma proposta melhor, para assumir uma categoria acima da que ele treinava”, explicou.

O perfil de gestor fez com que Vilhena saltasse alguns degraus no organograma do CT do Caju. “Sendo bem sincero eu acho que a área diretiva é a área que ele pode se dar melhor. Ele entende muito de futebol, bem relacionado, entendedor das regras do futebol, das leis específicas de contratos, regulamentos, leis esportivas em geral”, contou Costa.

Formado em Educação Física pela UFMG e doutorando em ciência do esporte, ele tentará trazer um pouco mais de conhecimentos acadêmicos para o dia a dia das jovens promessas. “Na conversa dele com os jogadores ele passava um pouco de tudo, pois ele queria fazer com que o jogador entendesse o que é a vida dele não só dentro de campo, mas em termos de investimento, tempo da carreira, o quanto a questão do estudo pode influenciar no rendimento em campo”, detalhou o antigo companheiro de trabalho.

O perfil “professor” acompanha Vilhena desde o Cruzeiro (ele é professor do curso de formação de treinadores da CBF) . Para Costa, o Atlético deve ganhar também na transmissão de conhecimento para os demais membros das comissões técnicas. “Aqui ele era professor de universidade e o relacionamento com profissionais era excelente. Ele trazia seus alunos, fazia intercâmbio de profissionais e vários dos que chegaram aqui da preparação física e também treinadores começaram com ele”, disse.

Vilhena treinava atualmente o time sub-17, que passa a ser comandado por Gustavo Silva. Evandro Fornari assume o time sub-15.

A reportagem do Paraná Online solicitou uma entrevista com Marcelo Vilhena, mas teve o pedido negado pelo departamento de comunicação.

Paraná Online no Google Plus

Paraná Online no Facebook