Maratona na BR-316

Belém – A Tuna Luso fará uma verdadeira maratona para enfrentar o Operário-MT, domingo, pela 3.ª rodada da segunda fase do Grupo 17 da Série C do Campeonato Brasileiro. O time deixou Belém (PA) de ônibus, às 9 horas de ontem, e só deve chegar a Cuiabá, capital do Mato Grosso, amanhã.

Isto se imprevistos não acontecerem, já que mais de 1.400 quilômetros serão percorridos na BR-316, conhecida como Belém-Brasília, considerada em 2005 pela Confederação Nacional dos Transportes como a pior rodovia do País. No total, o elenco paraense vai andar 2.941 km até Cuiabá, o que corresponde a viajar quase sete vezes de São Paulo ao Rio de Janeiro.

Longas distâncias, aliás, não trazem boas lembranças ao clube. Na semana passada, para enfrentar o Maranhão-MA, os jogadores percorreram, também de ônibus, exatos 806 km até a capital, São Luís. Na bagagem, trouxeram uma vexatória derrota por 4 a 0.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) disponibiliza para apenas um clube de cada estado as passagens aéreas. No caso do Pará, quem obteve o direito foi o Ananindeua, que teve melhor colocação do que a Tuna Luso no último Estadual. A situação dos clubes do Brasileiro das Séries A e B é diferente porque eles são financiados, respectivamente, pelo Clube dos 13 e pela FBA -Futebol Brasil Associados.

Dois jogadores, porém, escaparam da peregrinação pelas perigosas e mal-conservadas rodovias brasileiras. O volante Márcio recebeu o terceiro cartão amarelo na vitória por 2 a 0 no clássico contra o Ananindeua, quarta-feira, em Belém. Já o meia Sid se contundiu na mesma partida e foi vetado pelo departamento médico.

Em compensação, os zagueiros Preto Marabá e Tote, além do meia Flamel, cumpriram a automática e participam desta viagem.

Jotinha encara 1.023 km pra jogar em Pelotas

O J.Malucelli terá a chance de, no domingo, retomar a liderança do Grupo 24, da Terceira Divisão do Campeonato Brasileiro. A equipe do técnico Luciano Gusso enfrentará em Pelotas, no Rio Grande do Sul, o Brasil, que assumiu a primeira colocação do grupo. O Brasil venceu, por 3 a 0, o clássico gaúcho contra a Ulbra, de Canoas.  O Jotinha, que empatou (0 a 0) contra o Rio Branco-SP, tem agora quatro pontos ganhos, contra seis do seu próximo adversário.

Os jogadores do J.Malucelli treinam nesta manhã, no CT do Barigüi. Depois almoçam e embarcam para Pelotas. No percurso de 1.023 quilômetros o técnico Luciano Gusso terá tempo suficiente para conversar com os jogadores. A princípio, o time que deverá iniciar a partida diante do Brasil será o mesmo que jogou na última quarta-feira no Xingu, em São José dos Pinhais.

Voltar ao topo