Mais dois do Atlético na mira do mercado

Uma avalancha de especulações atingiu a Baixada. Valorizados pelo bom desempenho na temporada 2005, os jogadores do Atlético são atualmente alguns dos itens mais cobiçados no mercado da bola. Ontem, foi a vez dos nomes de Marcão e Finazzi entrarem no circuito das notícias de indas e vindas, já freqüentado há algum tempo pelo goleiro Diego.

Mas os rumores também apontam para reforços. Além do zagueiro Daniel Marques, que declarou à Tribuna que já negociou salários com o Furacão, surgiu também o nome do meia Pedrinho, que defendeu o Palmeiras no Brasileirão e atualmente faz companhia a Marcão e Lima no Al-Ittihad, da Arábia Saudita, emprestado para a disputa do Mundial de Clubes da Fifa.

Como é de praxe, a diretoria rubro-negra não comenta negociações ainda não definidas. O clube estaria aguardando as eleições do novo Conselho Deliberativo para definir a situação dos atletas que tiveram seu contrato com o clube encerrado após o Campeonato Brasileiro.

Investida tricolor

O Fluminense aparece como a maior ?ameaça? para a manutenção do elenco atleticano para o ano que vem. Além do já anunciado interesse no goleiro Diego, o Tricolor carioca agora aponta suas baterias em direção a Marcão. O lateral foi citado pelo coordenador de futebol do clube carioca, Paulo Bhering, como um dos reforços pretendidos pelo tricolor para 2006. ?É um grande lateral e como todo bom jogador interessa ao Fluminense?, disse o cartola em entrevista coletiva na terça-feira à noite.

Apesar de declarar publicamente o interesse, os dirigentes do Flu admitem que ainda não fizeram nenhuma proposta a Marcão, que tem contrato com o Atlético e pode retornar após o Mundial. Mas o mais provável é que o ?deus da raça? atleticano fique mesmo no exterior no ano que vem. O time carioca também estaria interessado na contratação do técnico Evaristo de Macedo.

Finazzi no Grêmio

Outra especulação que surgiu com força ontem foi o interesse do Grêmio em Finazzi. O atacante foi um dos principais artilheiros do Brasil na temporada 2005, com 36 gols, sendo 14 pelo Atlético. O contrato do goleador com o Furacão terminou no início do mês e o clube ainda não entrou em acordo salarial com o jogador para renovar o vínculo.

O impasse abriu espaço para a investida do tricolor gaúcho. Segundo a imprensa de Porto Alegre, o nome de Finazzi está em uma lista de reforços apresentada pelo técnico Mano Menezes à diretoria gremista. O Grêmio já teria feito inclusive uma proposta financeira ao jogador e o acerto poderia estar próximo.

Reforços

Foi também nos jornais gaúchos que surgiu o nome de um possível reforço rubro-negro para 2006. Segundo o Correio do Povo, o Atlético estaria disputando com o Grêmio a contratação do meia Pedrinho, que jogou o Brasileirão pelo Palmeiras. Ele está emprestado ao Al-Ittihad e seu contrato com o alviverde paulista termina no final deste mês, o que abriria a possibilidade de sua vinda para o Furacão. Novamente, o maior empecilho seria a questão salarial.

Já a situação de Daniel Marques continua indefinida. O zagueiro, que defendeu o Paraná Clube no campeonato nacional, revelou à Tribuna que já acertou as bases contratuais com o Atlético e com o Internacional. Agora, os clubes precisam fazer uma proposta ao Palmeiras, que detém os direitos federativos do jogador.

Fluminense já pensa em Evaristo

Além de Diego e Marcão, o Fluminense poderá levar também o treinador técnico Evaristo de Macedo. O clube carioca e Abel Braga não se acertaram e o cargo de técnico para a próxima temporada está em aberto nas Laranjeiras. Na última terça-feira o nome do treinador que comandou o Atlético no Brasileiro passou a ser considerado com um dos prováveis substitutos de Abelão.

Diplomático e experiente no assunto Evaristo desconversou sobre o assunto. O treinador ainda não discutiu com o Furacão a renovação de seu contrato.

O clube só deve definir a situação do comando técnico da equipe após as eleições do próximo dia 15.

?Ainda não discutimos nada. Há tempo e não vai haver nenhum tipo de precipitação. Sou profissional e não sou eu quem decide se devo sair ou ficar. Tem que haver um acerto entre as partes?, diz o técnico que tem bom trânsito junto à atual cúpula Rubro-Negra. Evaristo é tido como pessoa de confiança de Mário Celso Petraglia, que deverá ser o novo presidente do clube para os próximos dois anos.

Mesmo assim, alguns nomes já surgem como alternativas a Evaristo. Ontem, dois treinadores que já circularam em listas de outras épocas na Baixada foram especulados: Ivo Wortmann e Celso Roth. Wortmann está de volta ao Brasil após uma breve passagem pela Rússia. Já Roth deixou recentemente o Botafogo.

Voltar ao topo