Maioria é suficiente para antecipação da Segundona

A Federação Paranaense de Futebol mantém postura de neutralidade em relação à tentativa do Paraná Clube – apoiado, até aqui, por seis clubes do interior – de antecipar para fevereiro o início da Divisão de Acesso. O diretor técnico da entidade, Amilton Stival, porém, reconheceu a dificuldade que terá para elaborar uma tabela que não conflite com a da Série B, caso a competição estadual tenha sua largada somente em maio. “Torço para que prevaleça o bom senso e que a decisão seja pelo melhor da competição”, disse.

Stival acompanha à distância toda a movimentação de bastidores do Paraná Clube. “Soube da reunião com os clubes do interior, mas não recebi nenhum documento oficial desse encontro. A partir da manifestação por escrito dos clubes é que a federação tomará as atitudes pertinentes”, explicou. O dirigente, no entanto, afirmou que no seu entendimento a mudança do calendário da Divisão de Acesso não passa, necessariamente, pela adesão dos dez clubes envolvidos. “Vejo assim: temos que encontrar uma opção que satisfaça a todos. Nosso cronograma está programado para a competição tendo seu início em maio. Mas isso pode mudar, caso os clubes assim o queiram. É preciso bom senso de todos os envolvidos”, comentou.

Ao contrário do que ocorre na CBF – que em outubro divulgou seu calendário para 2012 – a entidade local não anunciou oficialmente as datas para a próxima temporada. “Convencionamos que a Divisão de Acesso será disputada após o término na Primeira Divisão. Portanto, a partir de maio”, justifica Stival. “Acho que se a data for mantida, caberá ao Paraná ter um elenco mais numeroso para conseguir disputar simultaneamente a competição estadual e a Série B”, completa.

O dirigente recorreu a exemplos que não se aplicam diretamente ao caso. Lembrou do Vasco, que encarou o Brasileiro e a Copa Sul-Americana. “Em muitos jogos, eles atuaram com reservas”, recordou. Porém, neste caso, as datas das competições não eram conflitantes e respeitavam o artigo 93 do Regulamento Geral da Competições, que veta a disputa de duas partidas oficiais sem que se respeite o intervalo mínimo de 66 horas entre as mesmas.

Na programação de Stival, o arbitral da Divisão de Acesso ocorrerá somente em fevereiro. “O Estatuto do Torcedor nos obriga a divulgarmos a tabela da competição 60 dias antes de seu início. Por isso, se quiserem a antecipação, os clubes precisam agilizar esse processo”, lembrou. Para que a competição se inicie na segunda quinzena de fevereiro, como deseja o Paraná, a tabela teria que ser divulgada já na próxima semana.