Luxemburgo encara “verdadeira estréia”

Madri (AE) – Depois de triunfar na partida de apenas seis minutos contra a Real Sociedad, o técnico Vanderlei Luxemburgo volta a campo com sua equipe, o Real Madrid, para o clássico local contra o Atlético de Madri, às 14h (horário de Brasília). Para a crítica espanhola e para os próprios cartolas do clube, trata-se do primeiro teste real do treinador brasileiro, agora em 90 minutos.

O jogo ocorre no Estádio Vicente Calderón, casa do Atlético e onde a equipe está invicta há oito meses. Os ingressos estão esgotados desde quinta-feira e, na capital, o derby madrilenho domina todas as conversas. O Real está na segunda posição com 32 pontos, dez a menos do que o líder Barcelona. Já o Atlético ocupa a oitava posição, com 25 pontos.

Até a semana passada, tudo indicava que seria apenas uma partida morna, baseada apenas na tradicional rivalidade entre os dois times da cidade. Mas os acontecimentos dos últimos dias transformaram o jogo em um dos clássicos mais esperados entre as duas equipes. A moral baixa do Real se transformou em otimismo com a chegada de Luxemburgo e com a vitória contra a Real Sociedad.

Para completar, os jogadores do Atlético se responsabilizaram por criar uma polêmica antes da partida. O uruguaio Marcelo Sosa, do Atlético, afirmou que entraria em campo com uma "faca no meio dos dentes" para enfrentar o Real. E já saiu atirando contra os galácticos. "Beckham nunca existiu como futebolista. Há dez mil melhores que ele", afirmou Sosa.

Alguns de seus companheiros do Atlético tentaram amenizar as declarações, lembrando que se tratava de "coisa de sul-americano antes de um clássico". Mas Salva, atacante do time, afirmou que mesmo dentro do Real há quem pense assim sobre Beckham, reforçando a polêmica. Já Ronaldo, acima do peso ideal e irritado com os comentários de que não estaria agüentando o ritmo de treinos de Luxemburgo, quer mostrar serviço contra o rival.

Diante da importância da partida, os clubes e a cidade de Madri também optaram por incrementar a segurança durante a partida. Não poderá entrar no estádio que estiver alcoolizado e um grande número de ingressos falsos já foram identificados.

Do lado do Real, a esperança é de que as primeiras orientações táticas passadas por Luxemburgo comecem a dar resultados. Durante os últimos dias, o brasileiro surpreendeu ao conseguir manter as estrelas do time nos treinamentos, ensaiando jogadas e desenhando o novo posicionamento da equipe.

Luxemburgo quer o time mais compacto e exige que todos marquem. O Real, porém, entra em campo com dois desfalques: Salgado e Samuel estão suspensos por cartão e serão substituídos por Pavón e Arbeloa. Figo, que não jogou os seis minutos contra o Real Sociedad, volta à equipe. O próprio técnico reconhece que "uma coisa é jogar seis minutos e outra é uma partida completa de 90 minutos". Supersticioso, ele trouxe a neta, filhas e esposa para sua primeira partida de fato pelo Real. "Sempre faço isso", afirmou o técnico, consciente de que se trata de um teste de fogo.

CAMPEONATO ESPANHOL

ATLÉTICO DE MADRI X REAL MADRID

Atlético de Madrid

Leo Franco; Garcia Calvo, Pablo, Perea e Antonio Lopez; Ibagaza, Sosa, Luccin e Gronkjaer; Salva e Fernando Torres.

Técnico: César Fernando

Real Madrid

Casillas; Arbeloa, Helguera, Pavón e Roberto Carlos; Figo, Beckham, Guti e Zidane; Raúl e Ronaldo.

Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Súmula

Local: Vicente Calderón (Madri-ESP)

Horário: 14h (de Brasília)

Árbitro: Alfonso Pérez Burrull

Voltar ao topo