Copa do Mundo

Lula recebeu jogadores da seleção antes do embarque para África do Sul

A primeira-dama, Marisa Letícia, recebeu os jogadores com uma camiseta da seleção autografada anteriormente e os levou a um passeio pelas dependências da residência oficial da Presidência da República. Em seguida, ela e Lula tiraram fotos com os jogadores. A visita durou menos de uma hora. Por alguns minutos, Lula conversou separadamente com Dunga.

“O presidente transmitiu uma mensagem de confiança, mais do que presidente, falou como torcedor, como um dos 190 milhões de brasileiros que confiam que a seleção vai dar o máximo de si para conseguir o melhor resultado”, disse o ministro do Esporte, Orlando Silva, que participou do encontro com a seleção.

O ministro lembrou que há quase de 40 anos uma seleção brasileira não visitava um presidente antes de ir à Copa do Mundo e afirmou, descontraído, que a escolha do Rio de Janeiro para sede das Olimpíadas de 2016 mostra que Lula não é “pé-frio”: “O presidente já mostrou que é pé-quente quando muitos imaginavam que não ganharíamos a Olimpíada e disseram para ele não ir lá”.

A torcida que se reuniu na frente do Alvorada, no entanto, ficou frustrada. Os jogadores entraram e saíram do palácio em um ônibus com vidros escuros totalmente fechados. Sobrou para o ministro Orlando Silva a tarefa de achar uma desculpa. Ele disse que não é comum que eventos como este, no Palácio da Alvorada, seja abertos para o público. Disse ainda que a equipe tem horários a cumprir no cronograma da viagem para a África do Sul.

Um incidente movimentou o encontro de Lula com a seleção. Um humorista de um programa de televisão entrou no Palácio do Alvorada junto com profissionais da imprensa e, aos gritos, tentou chamar a atenção do técnico Dunga. Ele foi retirado pelos seguranças e levado à Polícia Federal para prestar depoimento.

De Brasília, a seleção foi para o Rio de Janeiro e, de lé, segue para a África do Sul. A Copa do Mundo começa no dia 11 de junho e a equipe brasileira estreia no dia 15, contra a Coreia do Norte. O presidente Lula também vai receber, nos próximos dias, o trio de arbitragem que representará o Brasil na Copa: o árbitro Carlos Eugênio Simon e os auxiliares Altemir Hausmann e Roberto Braatz.