Libertadores começa hoje para o Tricolor

Depois de cinco jogos pelo Paranaense, o Paraná Clube estréia, nesta quinta-feira, na Libertadores 2007. O time de Zetti encara o Cobreloa – às 19h15 (Brasília), no Estádio Municipal de Calama – de olho na classificação para a fase de grupos do torneio. Confiante, o treinador arma um time sólido na defesa, com três zagueiros de bom porte físico, e veloz no ataque. A idéia é surpreender os chilenos nos contragolpes, sabendo que gols fora de casa podem definir a sorte neste mata-mata.

Diante dessa proposta de jogo, Zetti abdicou de escalar o artilheiro Josiel – que estreou na equipe marcando três gols -para apostar as fichas em Henrique. Rápido e com ?faro? de gol, Henrique tem a seu favor o fato de também saber compor o meio-de-campo. Assim, ele deverá se revezar com Dinélson – e até mesmo Gérson – nas ?estocadas? contra a meta do Cobreloa.

O Tricolor pretende impor uma forte marcação a partir da intermediária adversária, mas sem traduzir essa postura em retranca. ?Com a bola, temos que jogar, para não sermos sufocados?, alertou Zetti.

Além de Henrique, o técnico também escalou Goiano no meio e André Luiz na ala-direita. A presença de Goiano se justifica por sua maior experiência em relação a Xaves, a outra opção para o setor. ?Mas, gostei muito do Xaves frente ao Londrina e ele será importante também na Libertadores?, avisou Zetti. Já André Luiz ganhou a posição de Alex por seu porte físico.

?É um jogador de força, que marca muito e ainda chega à frente?, disse Zetti.

Com os ?grandalhões? da zaga, espera dar o suporte aos ?baixinhos? do ataque. ?Acho que o trabalho desenvolvido até aqui foi muito bom. Ainda há ajustes a serem feitos, principalmente na defesa, mas acredito que chegamos bem preparados para essa decisão?, analisou Zetti. O treinador, mesmo preparando o time num 3-6-1, deixou em aberto a possibilidade de partir para outro esquema, caso veja a possibilidade de posicionar o time com apenas dois zagueiros. Essa situação foi trabalhada em parte do coletivo de ontem pela manhã, quando trocou Neguete por Josiel.

?Quero primeiro observar o adversário?, justificou Zetti. Mesmo com boa gama de informações, somente hoje, já no Chile, o treinador terá acesso ao vídeo do jogo do último sábado, quando o Cobreloa goleou o Antofagasta por 7×1, na estréia dos ?Laranjas? no torneio Apertura. ?Trata-se de um time forte e que tenta impor seu ritmo em casa. Temos que estar atentos para quebrar essa velocidade do Cobreloa, impondo o nosso ritmo?, finalizou o treinador.

De carro, atrás do Tricolor

Seis mil quilômetros e sete dias na estrada. Esta é a aventura de quatro paranistas, unidos pela paixão ao Tricolor. Tudo para conferir de perto o jogo internacional mais importante da história do clube. Schumacher, Wappo, Alan e Pluto deixaram Curitiba na madrugada de segunda-feira, com chegada em Calama prevista para o dia do jogo. A bordo de um Peugeot 307, o quarteto cruzará estradas do Brasil, Argentina e Chile, confiantes numa estréia positiva do Paraná Clube em sua primeira Libertadores da América.

O quarteto é composto por integrantes do site www.paranautas.com, a maior comunidade de tricolores na internet. ?Vale tudo para estar presente nesse momento histórico?, disse Fábio Danilo Werlang, o Schumacher. O trajeto inclui altitudes de 4 mil metros, na Cordilheira dos Andes, sem contar o clima de Calama, no meio do deserto do Atacama, o lugar mais seco do mundo. ?Foi tudo muito bem planejado. Há trechos mais longos, mas vamos seguir o roteiro com relativa folga?, comentou Schumacher.

Hoje só um treino leve

A delegação tricolor deixou Curitiba ontem à noite. Uma longa viagem de 12h até o destino final, no deserto de Atacama.

A comissão técnica levou dezoito jogadores para este primeiro duelo, mas outros sete do atual elenco também estão inscritos na Conmebol. Após escalas em São Paulo e Santiago, a chegada em Calama, local do jogo, está prevista para as 9h de hoje, no horário brasileiro (8h, no Chile).

Para ?rebater? o cansaço, a comissão técnica pretende realizar um treino leve hoje à tarde, com o reconhecimento do gramado do Estádio Municipal de Calama previsto para amanhã à tarde. ?O time está bem e preparado. Agora, os ajustes, ocorrem na base do diálogo.

A movimentação será leve nos próximos dias?, explicou Zetti.

Se não houver mudanças, o Paraná Clube encara o Cobreloa, quinta-feira, com a seguinte formação: Flávio; Daniel Marques, Neguete e Aderaldo; André Luiz, Goiano, Beto, Gérson, Dinélson e Egídio; Henrique. No banco, ficam Marcos Leandro, Alex, João Vítor, Xaves, Joelson, Vinícius Pacheco e Josiel.

A numeração, de 1 a 25, é fixa e o clube só poderá efetuar duas alterações no caso de classificação para a segunda fase do torneio. A partir daí e até a semifinal, outras três mudanças são permitidas, mas sempre até 48h antes do início de cada fase.

Voltar ao topo