Lesão de rival faz Serena avançar em Melbourne

A norte-americana Serena Williams, número 2 do mundo, avançou nesta segunda-feira (26) para as quartas-de-final do Aberto da Austrália graças à desistência de sua adversária, a bielo-russa Victoria Azarenka, que havia vencido o primeiro set por 6/3, e perdia o segundo por 4/2 quando foi obrigada a abandonar a partida por causa de fortes dores estomacais.

“Eu estava me sentindo muito fraca desde as 6 horas da manhã, quando me levantei”, contou Azarenka, que precisou de ajuda para deixar a quadra. Até então, ela vinha resistindo bem, conseguindo ameaçar quase todos os saques de Serena, mas sucumbiu ao forte calor. “É uma pena, pois estava jogando bem e tentei continuar, mas não foi uma boa ideia”, completou a bielo-russa de 19 anos, 14ª colocada no ranking da WTA.

Nas quartas-de-final, Williams vai enfrentar a russa Svetlana Kuznetsova, número 8 do mundo, que precisou jogar mesmo ainda: vencia a chinesa Jie Zheng por 4/1 no primeiro set quando a adversária abandonou por causa de uma lesão no pulso esquerdo causada por uma queda, ao tentar rebater uma bola no fundo.

A espanhola Carla Suárez Navarro, que eliminou Venus Williams na segunda rodada, não teve trabalho para eliminar sua compatriota Anabel Medina Garrigues por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/2, e vai enfrentar a russa Elena Dementieva, que vem de títulos em Auckland e Sydney e chegou à 14ª vitória seguida em 2009 ao derrotar a eslovaca Dominika Cibulkova por duplo 6/2. Em 11 participações, essa é a primeira vez que Dementieva chega entre as oito melhores do primeiro Grand Slam do ano.