Lei de Incentivo ao Esporte alimenta projetos

A Prefeitura Municipal de Curitiba recebeu 404 projetos de atletas, entidades e instituições que pleiteiam o apoio da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte para o desenvolvimento de suas ações e trabalho durante o 2ª semestre de 2011. Até o final de junho será feita a análise dos projetos e no início de julho serão anunciados os aprovados.

“Os projetos aprovados irão contribuir para o desenvolvimento de atletas de alto rendimento, bem como auxiliarão na realização de ações esportivas desenvolvidas por entidades sociais e civis, revelando novos talentos e fomentando a prática esportiva em nossa cidade”, disse o secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa.

Divulgação
Secretário municipal de Esporte, Marcelo Richa, da toda atenção à Lei de Incentivo ao Esporte.

No total, foram 293 projetos protocolados por atletas de alto rendimento, com o Judô sendo a modalidade esportiva com maior número de inscrições (48 projetos), seguido de natação (29) e triatlhon (26). Foram 36 projetos de iniciação esportiva apresentados por entidades, 31 projetos de educação ligados ao esporte e 44 projetos de paratletas.

Coordenada pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, a Lei Municipal de Incentivo ao Esporte capta recursos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e investe em atletas, instituições sociais e projetos na área do esporte. O número de protocolos deste ano foram superiores aos do ano passado, quando foram contabilizadas 387 inscrições, das quais 345 foram aprovados.

“A Prefeitura tem trabalhado no objetivo de informar e difundir as informações sobre a Lei do Incentivo ao Esporte, buscando atrair novos atletas e entidades para apresentarem projetos e receberem o apoio”, disse a diretora de Incentivo ao Esporte e Promoção Social da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude, Cláudia Foltran.

Como participar

Para ser beneficiário da Lei do Incentivo ao Esporte, o atleta deve ter residência fixa há mais de um ano em Curitiba e montar um projeto que defina a razão da solicitação, as metas que pretende alcançar e seus custos.

Em contrapartida, o atleta incentivado precisa prestar contas durante e ao final de cada semestre, bem como participar de ações que visem à promoção social no Município.

Os interessados em receber o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte terão mais uma oportunidade para protocolarem seus projetos para análise na Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude em setembro (de 1.º a 30).

Durante o mês de agosto, a Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude irá promover palestras para orientar a elaboração de projetos para a Lei de Incentivo. Mais informações podem ser solicitadas por meio do telefone: (41) 3350-3753.

Lei do Incentivo ao Esporte

Desde que foi promulgada, em 2002, a Lei Municipal de Incentivo ao Esporte já beneficiou 4.577 atletas e projetos de diversas modalidades esportivas. Atualmente Curitiba conta com 345 projetos aprovados. A maior parte dos incentivados são atletas de judô, com 41 projetos, seguidos de karatê, jiu-jitsu e triathlon.

A lei também atende modalidades mais segmentadas como paraquedismo, fisiculturismo, esgrima e street luge, bem como contempla 18 projetos de educação e 32 paratletas, dos quais 24 praticam natação ou tênis de mesa. A faixa etária também é bastante diversificada, no objetivo de beneficiar atletas de todas as categorias existentes em cada esporte.