Kvitova derrota Azarenka e conquista título do Masters

A checa Petra Kvitova derrotou a bielo-russa Victoria Azarenka na final deste domingo, em Istambul, na Turquia, e conquistou o título do Masters da WTA, torneio que reuniu as oito melhores tenistas da temporada. A campeã faturou um prêmio de US$ 1,75 milhão e ainda somou pontos suficientes para assumir a segunda colocação do ranking mundial, em lista que será atualizada nesta segunda-feira.

Com apenas 21 anos, Kvitova fechou uma temporada excelente com o título conquistado neste domingo no Masters de Istambul. Ao longo do ano, ela foi campeã de seis torneios, inclusive um do Grand Slam (Wimbledon) – ganhou também em Brisbane (Austrália), Paris, Madri e Linz (Áustria). Além disso, começou 2011 como a número 28 do mundo e está terminando como a segunda colocada do ranking.

No Masters da WTA, Kvitova fez uma campanha perfeita. Na primeira fase, ela derrotou a russa Vera Zvonareva, a polonesa Agnieszka Radwanska e a dinamarquesa Caroline Wozniacki. Depois, ganhou a semifinal contra a australiana Samantha Stosur. E, por fim, venceu Azarenka na decisão deste domingo, quando fez 2 sets a 1, com parciais de 7/5, 4/6 e 6/3, após 2 horas e 28 minutos de jogo.

Kvitova entrou no Masters como número 3 do mundo, enquanto Azarenka estava em quarto lugar. Assim, quem vencesse a final deste domingo teria pontos suficientes para ultrapassar a russa Maria Sharapova, que sofreu uma lesão e abandonou o torneio ainda na primeira fase, e assumir a segunda colocação do ranking – a liderança segue nas mãos de Wozniacki, mesmo com a eliminação precoce em Istambul.

Na final deste domingo, Kvitova teve melhor aproveitamento no saque e soube controlar o jogo até vencer por 2 sets a 1. Assim, ela ampliou a sua vantagem no confronto com Azarenka, passando a ter quatro vitórias em seis jogos disputados – a tenista checa, inclusive, ganhou as últimas quatro partidas com a rival bielo-russa. E pôde comemorar mais um grande título na carreira.

Voltar ao topo