Interior disputa vagas na Série C

Não é apenas em busca de uma das vagas para a semifinal do Estadual que as equipes do interior estão brigando. Excetuando Atlético, Parana é Coritiba, que têm assegurada participação nas séries A e B do Campeonato Brasileiro, os dois melhores classificados terão garantido vagas na Série C deste ano.

Ressalta-se que o Estado tem direito a três vagas na ?terceirona?, mas, de acordo com o regulamento do campeonato paranaense, uma delas pertence ao vencedor da Copa 100 anos, realizada no ano passado. Assim, o Roma Apucarana já é um dos representantes do Paraná naquela competição.

A disputa pela possibilidade de acesso à ?terceirona?, no entanto, pode gerar mais controvérsias na competição devido ao regulamento do Estadual, que é muito vago e trata disso no artigo 4.º, parágrafo 1.º. ?Para o CAMPEONATO BRASILEIRO DA SÉRIE ?C?, participarão as 02(duas) associações representantes do Estado do Paraná, convidadas pela CBF, obedecendo a classificação obtida neste campeonato, entre aquelas que não disputarem o Campeonato Brasileiro das Séries ?A? e ?B?, a convite da C.B.F.?

O entendimento desse parágrafo gera dúvidas de interpretação. As duas melhores equipes do interior são aquelas que conseguiram maior pontuação na soma das fases ou aquelas que, mesmo com número de pontos inferior, tenham se classificado à semifinal do campeonato?

Essa dúvida ocorre principalmente em função do Rio Branco. Caso o clube parnanguara se classifique à semifinal do Estadual – com uma vitória contra o Atlético e um empate diante do Paranavaí – ele somaria nove pontos na 2.ª fase da competição. Na soma das duas fases, o Leão da Estradinha, entretanto, acumularia 31 pontos, menos pontos do que Adap Galo, Cianorte e Paranavaí somam hoje, faltando duas rodadas para o término da segunda fase.

Qual equipe mereceria vaga para a Série C: a que chegou mais longe no campeonato ou aquelas que somaram mais pontos no decorrer do campeonato? O regulamento não esclarece tal questão.

Na semana passada, a Federação Paranaense já fez uma correção no regulamento com a publicação de um ato administrativo que adota novos critérios de desempate na terceira fase do Campeonato Paranaense.

Briga

A disputa por essas duas vagas está acirrada. O Adap Galo, que fez a melhor campanha da fase inicial da competição (30 pontos), soma atualmente 34 pontos em 20 jogos. Pelas contas do time maringaense, com mais uma vitória na última rodada diante do Cascavel, o Adap estaria com uma das vagas à série C assegurada. O Cianorte vem logo atrás, com 32 pontos, mas em 19 jogos; o Paranavaí, com 31 pontos e o Rio Branco, com 27, nos mesmos 19 jogos.

Voltar ao topo