Infestação de algas compromete local de regatas nas Olimpíadas

A costa de Qingdao, capital da província chinesa de Shandong, local onde irão ocorrer as provas de regata das Olimpíadas de Pequim, está infestada de algas.

Mesmo não tendo sido reportada pela imprensa oficial, a notícia suscitou um forte debate na internet. Na rede apareceram dezenas de fotos feitas pelos habitantes da cidade mostrando a maré de algas verdes a poucos metros de distância dos luxuosos hotéis costeiros da cidade chinesa, conhecida pela limpeza e elegância.

Segundo o parecer dos especialistas entrevistados pela Rádio Qingdao, uma estação local, o fenômeno teria sido causado pelas inundações e chuvas torrenciais ocorridas nos últimos dias no sul da China trazendo ao mar um fluxo desproporcional de água doce.

O governo local teria disponibilizado 300 barcos e quase 1500 pessoas para realizar a limpeza e retirada das algas nesta que é a ultima de uma série de calamidades que atingiram a China nos últimos meses.

Em maio houve o terremoto na província de Sichuan, que deixou quase 70 mil vítimas, depois as tempestades que mataram dezenas de pessoas nas províncias do sul, e mais recentemente a infestação de algas poluentes nas águas do rio Yang-Tsé, um dos símbolos do país.

Voltar ao topo