Iguaçu receberá atletas do Paraná Clube

O Iguaçu será uma espécie de filial do Paraná Clube no próximo Campeonato Estadual. O time de União da Vitória fechou ontem uma lista de 17 jogadores emprestados pelo Tricolor, que de quebra manda um técnico ao interior do Estado.

Luciano Gusso, que passou 12 anos no J. Malucelli e em 2008 dirigiu uma equipe de Omã (Oriente Médio), assinou contrato esta semana com a Base, parceira do Tricolor nas categorias inferiores.

Ele será “emprestado” para comandar a Pantera no Estadual-2009 com a missão de observar atletas fora dos planos do Paraná, mas que podem ser utilizados no Brasileiro da Série B caso despontem no 1.º semestre.

Entre os cedidos ao União da Vitória há alguns juniores e outros jogadores com idade entre 21 e 25 anos. Quase todos têm direitos econômicos vinculados à Base, ou divididos meio a meio com o Paraná. Embora federados como atletas tricolores, a maioria jamais chegou a vestir a camisa azul, vermelha e branca no time profissional.

São os casos do lateral-direito Tiago Souza, 25 anos, revelado pelo São Paulo e que veio do Fortaleza; do volante Johnny, 23 anos, que atuou no Grêmio e no Vitória (BA); do atacante Robinho, 21 anos, destaque do Serrano de Prudentópolis na 3.ª divisão do Paranaense; e do lateral-direito Jorge, que disputou a Segundona paranaense pelo Operário de Ponta Grossa, entre vários outros. Além dos 17 jogadores do Paraná, o Iguaçu deve receber mais 10 atletas da LA Sports, antiga parceira do Tricolor. Estes devem vir, em sua maioria, do Avaí (SC).

O Iguaçu arca com metade dos salários de todos os atletas. Para isso, vai entregar toda a cota de transmissão da TV. A Base o Paraná pagam os outros 50%. “Para nós é vantajoso porque guardamos os recursos para investir no time júnior. E o Paraná e a Base podem avaliar os jogadores e colocá-los na vitrine”, disse o diretor de futebol do Iguaçu, Luilson Schwartz.

Segundo Marlo Litwinski, vice-presidente de finanças Tricolor e um dos sócios da Base, Luciano Gusso será mantido como um dos técnicos da empresa no Ninho da Gralha o CT do Paraná Clube, que concentrará as categorias de base a partir de 2 de fevereiro. “A idéia é amadurecer esses atletas do último ano de júnior e outros que observamos em 2008. Se aprovados, vêm ao Paraná”, falou o dirigente