Handebol: Brasil mantém 100% de aproveitamento no Pan juvenil

Após a terceira rodada do Campeonato Pan-Americano Juvenil de Handebol, realizada nesta quinta-feira, o Brasil manteve 100% de aproveitamento nos dois naipes. A Seleção Feminina garantiu a liderança do Grupo A ao bater o Uruguai por 36 a 15 (15 a 6 no primeiro tempo), com artilharia de Lívia Horácio (sete gols), e disputa a fase semifinal amanhã, às 18h30, contra o México. Já a equipe masculina, cujo torneio está sendo definido em chave única, derrotou os uruguaios por 27 a 19 (15 a 8).

Os destaques foram o brasileiro Willian Teixeira e o uruguaio Andres Janácio, ambos com seis gols. Na quarta rodada, os brasileiros pegam o Chile às 20h. As partidas têm como palco o Ginásio Ney Braga, em São José dos Pinhais, onde está sendo realizado paralelamente o Campeonato Sul-Americano Cadete Masculino e Feminino.

A goleira Karen Baptistella disse que o Brasil esteve melhor no segundo tempo. ?Começamos afobadas e erramos passes bobos. No intervalo, conversamos e conseguimos entrar mais concentradas. A equipe está redonda e, se focarmos no nosso objetivo, chegaremos lá?, garantiu. O técnico Sérgio Luiz Graciano tem uma explicação para a correria do início do jogo. ?Viemos de uma partida na qual fizemos 48 gols (sobre o Canadá, ontem) e as meninas começaram o jogo neste espírito, fazendo tudo em um ritmo acelerado. Mas o Uruguai é uma equipe diferente e nós acabamos perdendo muitas bolas. Dissemos isto a elas no vestiário e a Seleção voltou melhor no segundo tempo, valorizando a posse de bola. Desta forma, conseguimos abrir?, concluiu o treinador.

O jogo masculino foi mais nervoso e marcado por três exclusões: dos brasileiros Cristiano e William e do uruguaio Juan Andres, todas na segunda parcial. O Brasil chegou a estar com apenas quatro atletas na linha, no minuto final. Eduardo Carlone Leite, técnico da Seleção, avaliou o confronto. ?Ganhamos, mas, ao contrário dos jogos anteriores, nos quais crescemos no segundo tempo, erramos bastante na etapa final. Precipitamos bolas e perdemos ataques.? O armador Eduardo disse que o adversário está subindo de produção. ?O Uruguai vem melhorando a cada ano e nós tivemos dificuldades para acertar o time. Estivemos um pouco dispersos, mas conseguimos a vitória?, concluiu, apontando o que precisa ser melhorado no confronto de amanhã, contra o Chile. ?Temos de ter mais tranqüilidade no ataque, pois a nossa defesa está boa.? O técnico destacou que o próximo desafio será parecido com o de hoje. ?Os chilenos têm características parecidas com os uruguaios, jogam mais no um contra um e na vitalidade. Também será difícil?, apostou.

Nos outros jogos da noite, os argentinos golearam os mexicanos em 35 a 17, com destaque para Javier, camisa 11 da Argentina, que marcou oito vezes. E, no Pan Feminino, o México derrotou o Paraguai: 31 a 26. A artilheira foi Alejandra Garcia, do elenco vencedor, com 13 gols.

Voltar ao topo