Guga deve encarar Horna

Asia, Peru – Apesar de o capitão da equipe brasileira, Fernando Meligeni, ainda manter o mistério na escalação do Brasil para o confronto diante do Peru, pela primeira rodada do Grupo 1 da Davis, Gustavo Kuerten enfrentaria Luis Horna, já na abertura do confronto, amanhã, em Asia. Como Guga está com um ranking bastante baixo, 287, se for confirmado como titular, fica como número 2 do time brasileiro e, segundo o atual regulamento da competição, teria de enfrentar o número 1 peruano, Horna, 70.º colocado na ATP e maior ameaça aos brasileiros.

Na árida e calorenta Asia, Guga voltou a treinar normalmente. Não se poupou e demonstrou bastante confiança nos golpes. Já sequer fala da troção no tornozelo e está à disposição do técnico Fernando Meligeni.

?Se for escalado, estou pronto para jogar?, disse. ?Estou treinando bem, pois não há mesmo muito o que se fazer aqui.? A ironia de Guga reflete o forçado estado de concentração que o time brasileiro passa em Asia. Num lugar tranqüilo, meio deserto e de paisagem árida, só há mesmo treinos e treinos para os jogadores. O clima até que vem deixando o capitão Meligeni bastante contente. ?O resultado é que estão todos bem preparados para jogar?, afirmou o técnico, que já tem a escalação definida na cabeça, mas prefere manter segredo até hoje, no sorteio dos jogos, marcado para o estádio de Asia.

Na tarde de ontem, a quadra em que serão disputados os jogos foi liberada. Apesar de ainda não estar perfeita, o time brasileiro resolveu transferir os treinamentos do clube ao lado, para a quadra central, construída recentemente e, por isso, ainda sem a sedimentação necessária para dar regularidade no pique da bola.

Flávio Saretta, que também não foi confirmado como titular, tem um retrospecto bastante favorável diante do número 1 do Peru, Luis Horna, tendo vencido três partidas. A última delas em 2004 e as outras duas em 2001.

Apesar disso, é provável que Meligeni escale Ricardo Mello para ser titular ao lado de Guga no primeiro dia de jogos. Assim, Mello enfrentaria o peruano Ivan Miranda, tenista ranqueado como 354.º na ATP, e Kuerten jogaria com Horna.

Voltar ao topo