Guga cai nas oitavas em Toronto

Toronto – Gustavo Kuerten teve todas as chances para avançar às quartas-de-final do Masters Series de Toronto e não aproveitou. O brasileiro chegou a ter um match-point no segundo set, mas acabou derrotado pelo checo Jan Hernych, 109.º colocado no ranking de entradas na ATP e 118.ª na Corrida dos Campeões, por 5/7, 7/6 (8/6) e 6/4, em 2h24m.

Foi a segunda partida de Guga no dia de ontem. Na parte da tarde, ele vencera o inglês Tim Henman por 7/5 e 6/4, em 1h42m. A rodada da tarde foi necessária, já que toda a programação do torneio foi atrasada pelas fortes chuvas de terça-feira. No total, Guga atuou por 4h06m e demonstrou cansaço no final de sua segunda partida.

Guga, 23.º em entradas e 24.º na Corrida, fez sua melhor campanha em Masters Series em 2004. Nos dois primeiros, disputados nos Estados Unidos, em Indian Wells e Miami, o brasileiro foi bye (não teve adversários na primeira rodada) e perdeu logo na partida seguinte. Em Monte Carlo, Guga caiu no jogo de abertura. Na seqüencia, não disputou Roma e Hamburgo.

Equilíbrio e break

Hernych começou melhor e fechava os serviços com mais facilidade do que o brasileiro. O tcheco teve dois break-points no quarto game, mas Guga salvou e deixou o jogo igual em 2/2. No sétimo, quando a partida já estava equilibrada, foi a vez do catarinense ter um break a favor e de Hernych se salvar. O tenista europeu teve sua melhor chance no décimo game, quando teve um set point no saque de Guga. A igualdade, no entanto, persistiu até o 11º game. Kuerten jogou bem e quebrou o saque, fazendo 6/5 e tendo o serviço para fechar. O adversário, porém, não deu trégua e chegou a ter dois breaks, não aproveitados por causa do bom saque do ex-número um do mundo. Final: 7/5.

A segunda série também foi equilibrada. O primeiro break-point só surgiu quando o empate já chegava a 4/4. Guga quebrou, abriu 5/4 e serviu para a partida. Mas desperdiçou a chance, permitindo a devolução da quebra e a nova igualdade em 5/5. Hernych confirmou e voltou a ter a chance de fechar uma série, mas perdeu dois set-points no serviço do catarinense, fazendo com que o brasileiro levasse o jogo ao tie-break. Guga abriu 5/2, conseguiu um match-point em 6/5, mas viu Hernych ganhar por 8/6, forçando o terceiro set.

Hernych demorou cinco games para quebrar o saque de Guga na série decisiva e abrir vantagem em seguida em 4/2. Aparentando cansaço, o brasileiro não mantinha o nível dos sets anteriores. O tcheco fechou em 6/4 e está nas quartas-de-final.

Voltar ao topo