Guerra declara entre candidatos à FPF

Cada vez mais quente, a guerra pela presidência da FPF deixou de vez a discussão de projetos e virou briga jurídica e burocrática. Aliados do candidato Rafael Iatauro protestaram ontem por não terem sido cadastrados para a eleição e ameaçam recorrer à Justiça para poderem votar.

Assessores do secretário-chefe da Casa Civil reclamam que 32 ligas amadoras não puderam retirar as credenciais para a Assembléia Geral, que no dia 18 elege o próximo presidente da FPF. O grupo disse que o protocolo da FPF fechou mais cedo (às 18h30) com objetivo de vetar o cadastramento.

Reclamações de empecilhos criados para a expedição de credenciais têm sido freqüentes por parte dos correligionários de Iatauro. O presidente da Liga de Pinhais, Lauri Favaro, reclamou que sua credencial não foi expedida porque ainda não realizou o campeonato local, um dos pré-requisitos para uma liga ter direito a voto. ?Fizemos o campeonato normalmente no ano passado. Não sou obrigado a começar a edição de 2008 em abril?, protestou o dirigente, eleitor de Iatauro. O grupo diz que as mesmas exigências não são adotadas para os favoráveis à chapa de situação.

Aliocha Mauricio
Presidente da Federação diz que papelada não veio completa.

O presidente da FPF, Hélio Cury, disse que um dos advogados de Iatauro trouxe ontem um pedido de credenciamento de 27 ligas sem a assinatura dos respectivos presidentes. ?Na verdade querem esquentar ligas que não fazem campeonato há três ou quatro anos, ou seja, não têm direito a voto. Há uma formalidade legal na inscrição dos eleitores. Não existe mais aquela bagunça de que vota quem quer?, afirmou.

Segundo Cury, a realização de campeonato em 2007 não garante direito a voto. ?A FPF tem calendário que deve ser respeitado?, falou.

Para credenciarem-se à Assembléia Geral, as ligas devem apresentar alvará próprio, alvará dos clubes filiados e registro de todos os atletas que disputam o campeonato, entre outros pré-requisitos. Os clubes profissionais votam se estiverem disputando competições oficiais ou de categorias de base.

O atual presidente da Federação prometeu divulgar na segunda-feira a relação definitiva dos clubes profissionais, amadores e ligas de futebol aptos a votar. De antemão, Cury calcula que cerca de 110 entidades escolherão o próximo presidente da FPF.

Voltar ao topo