Grêmio vence Coritiba e fica a cinco pontos do G-4

O Grêmio venceu o Coritiba por 2 a 0, neste domingo, em Porto Alegre, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado deixou o time gaúcho com 44 pontos. O objetivo do clube é alcançar pelo menos o quarto lugar, no momento do São Paulo, com 49 pontos, para entrar na zona de classificação para a Copa Libertadores da América do ano que vem. Com a derrota, o Coritiba permaneceu com 34 pontos e continua próximo da zona do rebaixamento.

Como só a vitória interessava para manter a perspectiva de seguir sonhando com um lugar no G-4, o Grêmio tratou logo de ir ao ataque. Como esbarrou na marcação eficiente do Coritiba, começou a levantar bolas na área e facilitou a vida da defesa adversária. Quando colocou a bola no

chão, levou perigo a Édson Bastos, que aos 42 e 43 minutos fez duas grandes defesas em conclusões de Maxi Lopes e Souza. Aos 47 minutos, Perea dominou dentro da grande área, invadiu pela esquerda e bateu forte cruzado para fazer 1 a 0.

Aos dez minutos do segundo tempo, o meia Renatinho, do Coritiba, foi expulso por falta dura em Lúcio. Mesmo com um jogador a menos, o Coritiba não desistiu de atacar. Aos 12 minutos, Marcos Aurélio teve uma chance de marcar, mas tocou a bola para fora. Aos 21 minutos, Thiago Gentil mandou a bola no ângulo, mas Victor salvou o Grêmio.

Foi só no final do jogo que a torcida gremista respirou aliviada. Um minuto depois de Renato acertar a trave, Souza aproveitou cruzamento de Maxi López vindo da direita para finalizar de primeira e definir o placar de 2 a 0, aos 38 minutos.

Ficha técnica

Grêmio 2 x 0 Coritiba

Grêmio – Victor; Mário Fernandes, Léo, Réver e Lúcio; Túlio, Fábio Rochemback, Tcheco (Renato) e Souza; Perea (Roberson) e Maxi López. Técnico: Paulo Autuori

Coritiba – Edson Bastos; Ângelo, Pereira, Jeci e Luciano Amaral; Leandro Donizete, Carlinhos Paraíba (Rômulo) e Renatinho; Thiago Gentil, Marcos Aurélio (Makelelê) e Marcelinho Paraíba. Técnico: Ney Franco.

Gols – Perea, aos 47 minutos primeiro tempo; Souza, aos 38 minutos do segundo.

Cartões amarelos – Túlio, Maxi López e Tcheco (Grêmio); Thiago Gentil, Pereira, Édson Bastos e Ângelo (Coritiba).

Cartão vermelho – Renatinho (Coritiba)

Juiz – Célio Amorim (SC).

Público – 15.631 (13.341 pagantes).

Renda – R$ 353.373,00.

Local – Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS).