Grêmio encara o Santa e, se vencer, se garante

Porto Alegre – Depois de uma semana de treinos secretos, mistério na escalação e palestras para motivar os jogadores, o Grêmio espera surpreender o Santa Cruz no jogo de hoje, às 16 horas, no Estádio Olímpico. O duelo vale a liderança do quadrangular final da Série B do Brasileiro, pois o time pernambucano soma 7 pontos, um a mais do que o adversário gaúcho.

O Grêmio, inclusive, pode até garantir o retorno à primeira divisão do futebol brasileiro hoje, na penúltima rodada do quadrangular final. Para isso, precisa vencer o Santa Cruz e torcer para que o Náutico, que está com 3 pontos, não derrote a Portuguesa, que tem 5 – os dois se enfrentam no mesmo horário, em São Paulo.

O técnico Mano Menezes acredita que a repetição de jogos faz com que todos os finalistas da Série B se conheçam bem. Por isso, ele prevê que o diferencial nessa hora decisiva será a qualidade na execução das jogadas ou algum lance individual. E, fazendo tanto mistério, o Grêmio espera surpreender o Santa Cruz.

A idéia de Mano Menezes é fazer do meia Anderson um ponta-esquerda à moda antiga, com liberdade para driblar e ir à linha de fundo cruzar a bola para outros dois atacantes, Ricardinho e Lipatin. E, para equilibrar o setor defensivo, o técnico pretende colocar o volante Lucas no lugar do lateral-esquerdo Escalona.

Anderson, que não foi bem contra a Portuguesa, quando jogou no meio-de-campo, destacou-se nos treinos da semana quando teve liberdade para atacar nessa nova posição.

O único titular do Grêmio que está ameaçado de não jogar é o volante Jeovânio, com dores no tornozelo. Ele faz um teste no sábado de manhã e se for vetado, será substituído por Nunes.

Cartada

Na liderança da Série B do Brasileiro, o Santa Cruz joga todas as cartas hoje. Uma vitória automaticamente o coloca de volta à Primeira Divisão. O meia Lecheva, único que não viajou, contundido, costumava entrar no segundo tempo, no lugar de Leonardo. Desta vez, o técnico Givanildo Oliveira não terá esta opção.

A escalação só será divulgada pouco antes do jogo e o local onde o time pernambucano se hospedou e treinou foi mantido em total sigilo.

O clube quis evitar a hostilidade da torcida gremista. Os jogadores do Náutico, outro time pernambucano na disputa do quadrangular final da B, não puderam dormir na véspera do jogo com o Grêmio, na capital gaúcha, porque torcedores queimaram fogos durante toda a noite, perto do hotel.

Voltar ao topo