Grêmio, campeão da Série B, vence o Timão e lidera o Brasileirão

Os principais favoritos ao título decepcionaram na abertura do Brasileirão. Entre aqueles que em teoria ambicionam o caneco, apenas o São Paulo largou com vitória. Melhor para gaúchos, cariocas e os pequenos paulistas, destaques da rodada. Mesmo o atual campeão mundial não impressionou.

O São Paulo precisou de um gol de pênalti, cometido após falha do zagueiro Fernando, para derrotar o desacreditado Flamengo por 1 a 0. Rogério Ceni marcou o 60.º gol da carreira numa partida de baixo nível técnico.

Entre os demais favoritos, apenas o Santos obteve resultado satisfatório – arrancou um empate sem gols diante do Goiás, no Serra Dourada. No sábado, o Inter também empatou fora de casa, mas diante de um adversário fraco (o Vasco da Gama) e jogando mal – o goleiro Clêmer foi um dos melhores em campo.

O Corinthians, atual campeão, fez pior. Em Porto Alegre, o Timão caiu diante do Grêmio, que retorna à Série A depois de dois anos. Mais de 30 mil pessoas assistiram ao triunfo gremista por 2 a 0 (gols dos defensores Alessandro e Evaldo), que deixou os corintianos em último lugar na classificação geral. Como o Juventude derrotou o Paraná no sábado, os gaúchos completaram a rodada com sete pontos em três jogos.

Se os grandes paulistas começaram em baixa rotação, os nanicos fizeram bonito. Num duelo doméstico, o Palmeiras começou perdendo por 3 a 0 para a Ponte Preta.

O ex-paranista Cristian e Edmundo ainda descontaram, mas não impediram a derrota e novas contestações da torcida alviverde no Parque Antártica. Já o São Caetano surpreendeu o forte Cruzeiro por 2 a 1, de virada – o ex-atleticano Gustavo anotou o gol da vitória.

Ponte e Azulão eram cotados para o rebaixamento – assim como os cariocas, que também surpreenderam na rodada. Se Vasco e Flamengo não venceram, embora tenham jogado bem, seus conterrâneos saíram comemorando. O Botafogo, campeão estadual, bateu o Fortaleza por 1 a 0, gol de Dodô. E o Fluminense decretou o péssimo início dos paranaenses ao derrubar o Atlético em plena Baixada (2 a 1). Únicos visitantes a triunfar, Flu e Ponte podem manter os 100% de aproveitamento se vencerem em casa Goiás e Vasco, respectivamente, na próxima rodada.

Fechando a rodada, o Santa Cruz, de volta à Série A depois de cinco anos, não passou de um empate em 0 a 0 diante do Figueirense, no Arruda.

Voltar ao topo