Goleada no pré-olímpico de pólo aquático no Rio

Rio ? AE

A seleção brasileira masculina de pólo aquático estreou com vitória sobre a Argentina, por 9 a 2, ontem, pela primeira rodada do pré-olímpico, disputado em São Januário, no Rio.

Mesmo com a vitória, o time do Brasil mostrou várias deficiências, tanto defensivas quanto ofensivas, deixando claro que será muito difícil assegurar uma das três vagas em disputa para Atenas. “Nós jogamos até a metade do terceiro quarto e depois paramos”, disse o técnico Carlos Carvalho. “Com a vantagem no placar, o time relaxou na defesa e se precipitou no ataque. Isso não pode acontecer contra os outros adversários.”

Hegemônico no continente sul-americano há anos, o Brasil entrou na água ciente de que a vitória contra a Argentina estava assegurada. O principal adversário era o controle da ansiedade, por atuar em casa.

Logo no primeiro quarto, a equipe terminou vencendo por 2 a 0, com gols de Rafael Murad. No segundo, a seleção aproveitou sua melhor técnica e o cansaço dos argentinos, que desembarcaram na noite de sábado no Rio, e deslanchou com mais quatro gols (Felipe Perrone fez 2 e Erick Seegerer e Daniel Maneri marcaram os outos).

A partir da terceira etapa, o Brasil “parou” na piscina, apesar de fazer mais três gols (Murad, Beto Seabra e Leandro Machado), e passou a ser constantemente ameaçado pelo adversário. Tanto que os argentinos chegaram ao seu primeiro gol com Giusto.

A etapa final deixou nítida as carências brasileiras. Sem as boas defesas do goleiro André Cordeiro, a seleção ainda sofreria outro gol, além do marcado por Ramiro Gil, a dez segundos de terminar a partida.

“Erramos muito e agimos displicentemente por causa da diferença que colocamos no placar”, disse Murad, o artilheiro da partida, com três gols, lembrando que o forte calor carioca pode ajudar o Brasil.

O pré-olímpico está sendo disputado por 11 equipes divididas em dois grupos. Os dois melhores de cada chave se classificam automaticamente para a semifinal, enquanto os melhores segundos e terceiros colocados farão um cruzamento olímpico (2.º do A x 3.º do B e 2.º do B x 3.º do A) e os vencedores prosseguirão na competição.

Voltar ao topo