Gílson Nunes é o novo treinador do Atlético

O Atlético apresenta hoje Gílson Nunes como treinador de sua equipe no restante do Campeonato Brasileiro. Ele irá ocupar o lugar de Valdyr Espinosa, demitido no domingo à noite pela direção rubro-negra. Antônio Clemente também foi contratado, e será o novo diretor de futebol.

O nome do novo profissional foi uma indicação de Antônio Lopes, que era o primeiro nome da lista da diretoria. O trabalho do técnico já deve iniciar hoje mesmo no CT do Caju.

Após demitirem Espinosa e precisarem de um nome forte para sacudir o time e fazer com que os jogadores voltassem a atuar como um time campeão, os dirigentes foram atrás de Antônio Lopes, que perigava no Vasco. Como o time de São Januário goleou a Portuguesa e o clima melhorou no clube, Lopes preferiu não abandonar a Colina nesse momento. Indicou seu amigo Gílson Nunes, que estava parado após ter sido um dos auxiliares técnicos de Luís Felipe Scolari na seleção brasileira.

Antes disso, a maior conquista de Nunes foi o campeonato mundial de juniores de 1985. Depois disso, passou por clubes como Botafogo, Juventude, América e seleção da Costa Rica. Já Clemente está de volta ao clube. Ele foi um dos profissionais a darem o pontapé inicial no processo de profissionalização do Furacão e volta para suprir uma lacuna que estava vazia desde a saída de Valmor Zimmermann.

Saída

Para Espinosa, a pressão da torcida teve o peso final para sua demissão. “Elogio Os Fanáticos, mas não atiro pedras no restante da torcida”, apontou o treinador. O que ele não deve ter percebido é que a organizada também ajudou a puxar o coro de “fora Espinosa”, além de nunca o ter apoiado publicamente. “A cobrança estava um pouquinho acima. Eu só concordei com a vaia no jogo contra o Gama. Quando cheguei no hotel após o jogo, olhei no espelho e fiz buuuuu para mim”, revelou.

Mesmo despedido, o treinador não atirou em ninguém. Agradeceu a postura de Petraglia e do diretor Alberto Maculan que foram até ele para comunicar a decisão de descontinuidade dos serviços.

Novas chances para muitos

A substituição do treinador será a grande oportunidade esperada por vários jogadores no elenco do Atlético. Relegados a um segundo plano por Valdyr Espinosa, muitos irão querer mostrar serviço e provar que também tinham condição de estar atuando entre os titulares. É o caso do goleiro Flávio, dos zagueiros Gustavo e Wellington Paulo, dos meias Fabrício e Vital e do atacante Alex Mineiro.

“Apareceu a oportunidade e eu vou procurar mostrar para o novo treinador que eu tenho condição de jogar de titular nesse time”, aponta Alex Mineiro. No sábado, ele deverá ser o titular devido a suspensão de Dagoberto, mas uma boa atuação poderá garantir sua permanência na equipe. Para ele, a motivação dos atletas sempre existe, mas os jogadores deverão se esforçar para mostrar mais futebol ainda nesse momento.

Com isso, a disputa por uma posição deverá aumentar. “Eu estou reconquistando o meu espaço. É uma coisa natural e normal que acontece em qualquer time. O Ronaldinho já ficou no banco e não tem melindre nenhum. Eu estou aqui é para ajudar o grupo”, analisa Gustavo. Mesmo que alguns não estejam atuando, a expectativa é de estar a postos para qualquer eventualidade. “Quem está jogando, está adiantado. Mas a superação e a vontade de jogar, numa hora dessa, pode passar por cima de tudo”, finaliza.

Problemas para o novo técnico

Gílson Nunes irá pegar um time desfigurado para a sua estréia no sábado. Além de três jogadores suspensos (Fabiano, Kléberson e Dagoberto), a equipe ainda pode perder o volante Douglas, que irá ser julgado hoje pelo STJD e não deverá escapar de uma punição rigorosa. Ontem, o grupo realizou apenas um trabalho físico e um recreativo, comandado pelo auxiliar-técnico Vinícius Eutrópio.

Para os lugares de Fabiano e Dagoberto, os substitutos deverão ser Ivan e Alex Mineiro, respectivamente. A maior dificuldade ficará para a meia-cancha. Sem Kléberson, provavelmente sem Douglas Silva e com Cocito machucado (ainda é dúvida para sábado), o setor poderá ficar totalmente desfigurado. As opções são Alan e Douglas Ricardo para a vaga de Douglas Silva e Preto, Vital e Rodrigo para o lugar de Kléberson.

Voltar ao topo