Frustrada a tentativa de recorde

Valeu a tentativa! Mais de 60 surfistas tentaram bater o recorde de permanência numa mesma onda na sexta-feira, em Santos. A iniciativa reuniu mais de 60 pessoas no Quebra-Mar, mesmo sob chuva. Foram três tentativas, com os 60 candidatos perfilados, mesmo com as ondas não ajudando muito. Na última vez, 37 atletas conseguiram descer a mesma onda, porém ficando abaixo da marca atual, de 42 surfistas, feito alcançado na Praia da Macumba, no Rio de Janeiro, em novembro passado.

A tentativa foi uma das ações do 2.º Santos Surf Festival, evento que promoveu a cultura do surfe, e contou com várias gerações no mar e dois convidados ilustres como espectadores, os irmãos Thomas e Margot Rittscher, que junto com os saudosos Osmar Gonçalves e Jua Hafers, foram pioneiros do surfe no Brasil, na década de 30.

Entre os que tentaram estavam Picuruta Salazar, que atuou como ?comandante? dentro do mar; o carioca Eduardo Bagé; o ex-integrante do WCT, Renato Wanderley; o juiz do Circuito Mundial, Sérgio Gadelha; e vários surfistas da antiga, como Fábio Jacuí. Apenas uma mulher esteve na tentativa, a francesa Maider Portilla, que mora em Biarritz e estava em Santos acompanhando o evento.

O surfista mais velho foi Waldyr Paterli, de 68 anos, e o mais novo, o pequeno Gustavo Henrique, de apenas 5 anos, que surfou na mesma prancha de Picuruta.

Voltar ao topo