Fluminense vira no fim e decide a Copa Sul-Americana

De forma heroica, o Fluminense conseguiu a classificação para a final da Copa Sul-Americana nesta quarta-feira à noite, ao vencer o Cerro Porteño por 2 a 1, de virada, no Maracanã.

O time perdia até os 47 minutos do segundo tempo, quando numa bola levantada na área, o zagueiro Gum chutou rasteiro e empatou. Aos 50, todo o time do Cerro Porteño tentava desesperadamente o segundo gol e, num contra-ataque, Alan recebeu a bola na intermediária, driblou o goleiro Barreto e fez o gol da vitória.

O jogo terminou em pancadaria, a partir de uma atitude impensada do massagista do Fluminense, que jogou água num atleta do Cerro Porteño durante a comemoração do gol de Alan. Vários jogadores trocaram socos e pontapés, com o apoio de integrantes da comissão técnica, e policiais militares tiveram de intervir com rigor.

O Fluminense agora vai enfrentar o vencedor do confronto desta quinta-feira entre River Plate, do Uruguai, e LDU, do Equador. Os dois times se enfrentam em Quito. Na primeira partida, o River venceu por 2 a 1.

Com o resultado, o Fluminense chegou a 12 jogos invicto, somando a boa sequência pelo Brasileirão. Ao sofrer gol de Cáceres, logo aos seis minutos, a impressão era de que o time reagiria logo.

Aos poucos, porém, com excelentes defesas do goleiro Barreto, a vaga para a final parecia que seria mesmo decidida nos pênaltis – o Flu derrotou o Cerro no Paraguai por 1 a 0.

A torcida já não tinha mais esperança de evitar os pênaltis. Ficou decepcionada aos 44 do segundo tempo, no momento em que Fred perdeu um gol sem marcação. Mas a alegria do Fluminense estava reservada para os acréscimos. Gum, com a cabeça enfaixada, e Alan levantaram mais de 50 mil pessoas no Maracanã.

A nota ruim para o Fluminense foi a contusão de dois titulares: o atacante Maicon e o zagueiro Digão. Eles devem ficar fora do restante do Brasileiro e da decisão da Sul-Americana.

Ficha Técnica:

Fluminense 2 x 1 Cerro Porteño

Fluminense – Rafael; Gum, Dalton e Digão (Carlos Eduardo); Mariano, Diogo, Diguinho, Conca e Marquinho (Adeilson); Maicon (Alan) e Fred. Técnico: Cuca.

Cerro Porteño – Barreto; Irrazabal, Herner, Torren e Cardozo; Britez, Cáceres, Vilarreal e Recalde (Ortiz); Ramirez (Nuñez) e Nanni. Técnico: Pedro Troglio.

Gols – Cáceres, aos seis minutos do primeiro tempo; Gum, aos 47, e Alan, aos 50 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos – Alan e Adeílson (Fluminense); Torrén, Irrazábal e Nuñez (Cerro Porteño).

Cartão vermelho – Fernando Henrique (do banco de reservas) (Fluminense).

Árbitro – Carlos Chandia (Fifa-Chile).

Renda e público – Não disponíveis.

Local – Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).