Flamengo faz um e derruba invencibilidade de Tite

Rio de Janeiro – Graças a uma bola chutada por Jean e desviada pelo zagueiro Dininho, o Flamengo venceu o São Caetano ontem, por 1 a 0, no Maracanã e somou 38 pontos na classificação do campeonato brasileiro. O resultado marcou a perda da invencibilidade do técnico Tite. Desde que assumiu, o treinador havia obtido três vitórias e um empate e, com o resultado, o time permaneceu com 41 pontos.

O placar não refletiu a superioridade do São Caetano durante a partida. Logo que fez o gol aos 15? do 1.º tempo, o Flamengo optou por adotar uma postura defensiva. Apesar dos insistentes pedidos do técnico Oswaldo de Oliveira para avançarem, os jogadores rubro-negros não conseguiram organizar jogadas de ataque e se livraram da bola utilizando-se de chutões.

Mesmo com o domínio do meio-de-campo e tocando a bola sem ser importunado pelo Flamengo, o São Caetano pecou ao não obter êxito na organização e finalização de suas jogadas de ataque. Se o Flamengo usou os chutões para afastar as bolas de seu campo, o time paulista os praticou para tentar marcar da intermediária sem, no entanto, oferecer perigo ao goleiro Júlio César.

Logo no início do segundo tempo, o São Caetano conseguiu sua primeira oportunidade de gol. Aos 11?, o lateral-direito Zé Carlos chutou a bola na trave do Flamengo e, no rebote, o volante Mineiro cabeceou para fora. Seis minutos depois foi a vez de Júlio César brilhar ao defender um belo chute do atacante Adhemar.

Diante da pressão, o Flamengo passou a utilizar a velocidade para surpreender a equipe paulista nos contra-ataques sem sucesso. Tite ainda tentou dar maior movimentação e objetividade ao time substituindo Capixaba, Zé Carlos e Adhemar, por Varlei, Anaílson e Somália, respectivamente. Mas, o treinador rubro-negro Oswaldo de Oliveira percebeu a intenção do adversário e montou um bloqueio defensivo com três zagueiros e saiu vitorioso.

Ficha Técnica

Flamengo: Júlio César; Rafael, André Bahia, Fernando e Anderson; André Gomes, Jônatas (Henrique), Felipe e Igor (Yan); Edílson (Zé Carlos) e Jean. Técnico: Oswaldo de Oliveira. São Caetano: Sílvio Luiz; Dininho, Gustavo e Tiago; Marlon, Mineiro, Marcelo Mattos, Capixaba (Warlei) e Zé Carlos (Anaílson); Marcinho e Adhemar (Somália). Técnico: Tite. Gol: Dininho (contra) aos 15? do 1.º tempo. Árbitro: Carlos Eugênio Simon (Fifa-RS). Cartão amarelo: Felipe, Igor, Dininho, Edílson. Renda: R$ 67.518,00. Público: 6.905 pagantes (8.582 total). Local: Maracanã (Rio).

Voltar ao topo