Fla-Flu é festa para o Rio

Rio de Janeiro – O dramaturgo Nelson Rodrigues costumava dizer que o clássico entre Flamengo e Fluminense era o mais charmoso do Brasil. Hoje, os dois rivais se encontram mais uma vez no Maracanã, às 16 horas, decidindo a tradicional Taça Guanabara, que corresponde ao primeiro turno do campeonato carioca. O encanto do Fla – Flu levou os torcedores a comprarem os 76 mil ingressos disponíveis. Previsão de uma grande festa no Rio.

Das três estrelas do Fluminense que estavam contundidas, apenas Romário não garantiu presença na decisão. Enquanto Ramon e Edmundo asseguraram suas escalações, ele deixou o treino de ontem reclamando de dores musculares. Mas a tendência é que jogue – caso contrário, entra Marcelo.

No Flamengo, Felipe, destaque do torneio até o momento, é a esperança da torcida. Além disso, há a lembrança recente do Fla – Flu disputado na fase de classificação da Taça Guanabara. Na ocasião, o Fluminense vencia por 3 a 1, mas o time da Gávea conseguiu a virada para 4 a 3.

Apesar das estrelas Felipe, Zinho, Ramon, Edmundo, Romário e Roger, dois coadjuvantes têm a chance de se consagrar nesta decisão. Em boa fase, o lateral-direito Leonardo Moura é destaque no Fluminense, assim como acontece com o meia Ibson no Flamengo.

Leonardo Moura foi contratado no início deste ano, indicado por Romário. Chegou e logo agradou. A maioria das jogadas de ataque do Fluminense passa pelo seu lado, sem contar os gols que tem feito. “Tenho procurado aproveitar as oportunidades. Temos o Romário e o Edmundo para fazer gols. Mas se deixarem, posso balançar as redes também”, disse o lateral.

Já Ibson não estava nos planos do técnico Abel Braga para ser titular no meio-de-campo flamenguista. Mas sua atuação no Fla – Flu da fase de classificação lhe renderam uma vaga no time. “Não posso deixar escapar esta chance que me foi dada. É um sonho que está se realizando”, revelou o meia.

História

O Vasco foi o primeiro campeão da Taça Guanabara em 1965, mas é o Flamengo quem conquistou mais títulos: 15. O nome da competição é uma homenagem ao Estado da Guanabara, que correspondia ao que hoje é a cidade do Rio de Janeiro. Em 1974, houve uma fusão e a cidade do Rio passou a fazer parte do Estado do Rio. Era o fim da Guanabara, mas o nome do troféu foi mantido.

Fluminense e Flamengo já decidiram a Taça Guanabara outras vezes. A última foi em 2001, numa estranha decisão por pênaltis. Afinal, naquela ocasião, o lateral-esquerdo Cássio, em sua cobrança, deu um chute com efeito para uma boa defesa do goleiro Murilo. Mas quando os tricolores já comemoravam o lance, a bola quicou, ganhou efeito e acabou entrando, para alegria dos flamenguistas.

No Carnaval, Romário vai virar comentarista de TV

Rio de Janeiro –

Avesso aos treinamentos e assumidamente boêmio, Romário aproveitará o Carnaval de forma diferente, após a decisão do título do primeiro turno do Campeonato Carioca, hoje, contra o Flamengo. Ele vai trabalhar. O atacante do Fluminense dará início à sua parceria com a empresária Marlene Mattos, a nova diretora artística da TV Bandeirantes, realizando entrevistas no mais badalado camarote de Salvador, na Bahia, o da cantora Daniela Mercury.

A princípio, a intenção era que Romário participasse da cobertura de Carnaval da Bandeirantes, durante os quatro dias de folia, mas o jogador não aceitou. Depois de várias negociações, ficou decidido que ele atuará somente na segunda-feira, quando estará no camarote ao lado da jornalista Luciana Dias, entrevistando personalidades.

Para ter Romário em seu carnaval, a Bandeirantes irá colocá-lo no melhor camarote das ruas de Salvador, além de disponibilizar todas as mordomias para o jogador, como transporte, hospedagem e alimentação. A previsão é a de que o atacante deixe o Rio na noite de hoje, mas sua presença na Marquês de Sapucaí no sábado, quando desfila o Salgueiro, sua escola de samba de coração, ainda não foi descartada.

O camarote onde Romário trabalhará fica situado no “circuito alternativo”, no trajeto entre o Farol da Barra e Ondina, que tem 4 km de extensão. Com capacidade para receber 800 convidados por dia e patrocinado por uma marca de cerveja, é considerado o mais importante do carnaval baiano, não somente por ser organizado por Daniela Mercury, mas também por concentrar 46% da mídia publicitária do carnaval de Salvador. Este ano, o tema será o samba brasileiro e o local será transformado em um botequim.

Após a folia, Romário continuará aparecendo na tela da TV Bandeirantes. Ele negocia com Marlene Mattos a apresentação de um programa de entrevistas a ser veiculado nos domingos à noite. O formato e a duração da nova atração ainda estão sendo negociados.

Receita leva grana do Tricolor

Rio de Janeiro –

A Procuradoria da Fazenda Nacional obteve na 4ª Vara Federal do Rio de Janeiro decisão que determinou a penhora de 20% da renda destinada ao Fluminense em todos os jogos da sua

equipe no Campeonato Carioca e na Copa do Brasil de 2004. A decisão já vale para o jogo deste sábado, da Taça Guanabara, contra o Flamengo, quando um oficial de Justiça deverá cumprir a medida diretamente no Maracanã. Os valores arrecadados deverão ser depositados em conta à disposição do juízo no prazo de 48 horas após a realização dos jogos.

Os procuradores Ronaldo Campos e Silva e Adriana de Saboya Goldberg, responsáveis pelo caso, indicaram o próprio presidente do Fluminense como depositário das quantias, o que significa que caso David Fischel não repasse o dinheiro, sua prisão poderá ser imediatamente decretada.

A medida foi tomada para saldar uma dívida de imposto de renda do clube de R$ 822 mil. Ao todo, o Flu deve mais de R$ 20 milhões à União, razão pela qual foi incluído no Programa Grandes Devedores, da Procuradoria da Fazenda Nacional que, recentemente, também bloqueou 70% do valor apurado pelo clube com a venda do meia Carlos Alberto para o Porto.

Voltar ao topo