Figueirense vence o Bragantino e se reabilita na Série B

O Figueirense somou pontos importantes na briga para se aproximar do G4 da Série B ao vencer o Bragantino, por 2 a 1, nesta terça-feira à noite, pela 19.ª rodada, no fechamento do primeiro turno, no Estádio Orlando Scarpelli. A vitória deixou o time catarinense com 29 pontos, em oitavo lugar. Os paulistas continuam com 26, por enquanto em 11.º lugar.

Na condição de visitante, o Bragantino foi armado na defesa pelo técnico Vágner Benazzi com dois zagueiros protegidos por três volantes. De outro lado, Vinícius Eutrópio montou o time da casa na ofensiva.

Preparado para se defender, o Bragantino jogava a favor do vento, mas sofreu o primeiro gol num contra-ataque, iniciado pelo lado esquerdo do ataque. Na frente da grande área, o meia Tchô fez o passe lateral para Ricardinho, que driblou um adversário e bateu de perna esquerda no canto de Leandro Santos, aos 9 minutos.

Dois minutos depois, quase o time catarinense ampliou num chute de Nem que tocou no travessão. O Bragantino ameaçou a reação também num chute de Geovanni que raspou a trave. Mas o Figueirense ainda contou com a ajuda do árbitro paraense Dewson Fernando Freitas da Silva, que marcou um pênalti aos 24 minutos, quando Raphael Andrade esticou a perna e Tchô se atirou ao chão.

Rafael Costa foi bem na cobrança, batendo forte e rasteiro no canto direito de Leandro Santos, que não alcançou a bola. Este foi o 11.º gol do artilheiro do Figueirense, que atuou com a camisa de número 200 para engrossar a campanha dos 200 mil desaparecidos no país.

No segundo tempo, debaixo de uma chuva constante, o Bragantino até tentou sair. Mas mostrou falta de criatividade e de força. Só mesmo num lance individual poderia marcar seu gol. Foi o que aconteceu aos 26 minutos, quando Dudu pegou a bola no lado esquerdo, passou por dois adversários e chutou de longe no ângulo esquerdo de Thiago Volpi. Um golaço.

Após o susto, o Figueirense desistiu de apenas segurar o resultado, forçando a velocidade. Nesta altura, o Bragantino foi para o tudo ou nada. Deu trabalho, mas não empatou.

O Figueirense volta a campo na próxima sexta-feira, às 19h30, no Estádio Nazarenão, em Goianinha (RN), para enfrentar o América-RN, pela 20.ª rodada, a primeira do returno. O Bragantino joga na mesma noite, mas às 21h50, no Estádio Nabi Abi Chedid, o Nabizão, em Bragança Paulista (SP), contra o Joinville.

FICHA TÉCNICA:

FIGUEIRENSE 2 X 1 BRAGANTINO

FIGUEIRENSE – Thiago Volpi; André Rocha, Douglas Marques, Bruno Pires e Saci; Nem, Tinga (Hildo), Rodrigo (Luan) e Tchô; Ricardinho (Pablo) e Rafael Costa. Técnico – Vinícius Eutrópio.

BRAGANTINO – Leandro Santos; Robertinho, Álvaro, Raphael Andrade e Bruno Iotti; Carlinhos, Elias, Yago e Giovanni (Thiaguinho); Thiago Miracema (Dudu) e Lincom (Genison). Técnico – Vágner Benazzi.

GOLS – Ricardinho, aos 9, e Rafael Costa (de pênalti), aos 25 minutos. Dudu, aos 26 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO – Dewson Fernando Freitas da Silva (PA).

CARTÕES AMARELOS – Nem, Rodrigo e Hildo (Figueirense); Thiago Miracena, Geovanni e Thiaguinho (Bragantino).

RENDA – R$ 24.880,00.

PÚBLICO – 2.367 pagantes (2.612 total).

LOCAL – Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC).

Voltar ao topo