Fifa vistoria estádios e CTs em Curitiba

Representantes do Comitê Organizador Local (COL) designado pela Fifa realizaram ontem as primeiras vistorias nos centros de treinamento de Curitiba para a Copa do Mundo 2014.

As visitas da equipe técnica terminam hoje, mas somente depois de todas as cidades-sedes passarem pelo procedimento deve ser publicado um relatório sobre a situação da capital paranaense.

Acompanhados de representantes de governo estadual e prefeitura de Curitiba, os técnicos passaram cerca de uma hora em cada um dos possíveis centros de treinamentos do Mundial. Pela manhã, foram visitadas as duas casas do Coritiba: o Estádio Couto Pereira e o CT da Graciosa.

Logo depois, a comitiva se dirigiu até o CT do Trieste, onde todos almoçaram com presença do prefeito Luciano Ducci e do secretário de esportes Marcello Richa. Depois de analisar as dependências do local, uma hora antes do previsto, a comitiva partiu para o Ecoestádio Janguito Malucelli, onde encerrou as atividades do dia.

Durante o percurso, cada um dos técnicos da Fifa tomou rumos distintos para a execução do trabalho. A imprensa pôde acompanhar os trabalhos, mas os visitantes não se pronunciaram.

Ao consultor de estádios da Fifa, o arquiteto Carlos de La Corte, coube a missão de fotografar e analisar, com mais dois engenheiros, toda estrutura dos locais. “Desde as instalações sanitárias, área de imprensa, vestiários, segurança e instalações de ginástica, fisioterapia e recuperação de jogadores com problemas físicos são observados de uma forma muito detalhista”, explicou o gestor municipal para assuntos da Copa, Luiz de Carvalho.

Já a agrônoma consultora de gramados Maristela Kuhn retirou amostras de cada um dos campos de futebol. Apesar de apenas espaços da capital serem vistoriados pelos técnicos do COL, nada impede que o interior também possa servir de abrigo para as seleções.

“Estamos pensando em um roteiro para o interior, para conversar com as prefeituras. Cidades como Paranaguá, Maringá, Londrina, Ponta Grossa, Cascavel e Foz do Iguaçu também podem ser inclusas”, afirmou Carvalho.

CT Barcelos: da CIC pro mundo

Um local até então pouco conhecido entrou na rota de vistorias da Fifa para a manhã de hoje. Trata-se do CT Barcelos, localizado no Caiuá, na Cidade Industrial de Curitiba.

O local está em fase final de construções e foi idealizado em 2004. Até então, o centro de treinamentos ainda era uma chácara, que aos poucos teve suas instalações modernizadas. Em 2014, poderá ser casa de alguma das seleções que vierem para Curitiba. “Quando eu e mais dois sócios construímos o local, imaginávamos apenas em um centro de formação de talentos ou na possibilidade de alugar para outros times. Fomos pegos de surpresa com a vistoria, mas com a Copa do Mundo vindo aí, tudo é possível”, comemora Geraldo Barcelos, 62 anos, proprietário do estabelecimento.

Com estrutura composta por 28 suítes, piscina, refeitório, cozinha, lavanderia, auditório para 350 pessoas e quatro campos de futebol, o CT Barcelos chegou a ser utilizado pelo Paraná Clube em 2009. No entanto, o dono do local já chega a sonhar com algo mais. “Como fica difícil vir a Seleção Brasileira, quem sabe não vem a Argentina.”