Ferrari voltará a usar “pirulito” no Japão

A Ferrari confirmou nesta terça-feira (7) que voltará a utilizar o tradicional “pirulito” nos pit stops do GP do Japão, 16ª etapa da Fórmula 1, no domingo, em Monte Fuji. O retorno ao antigo sistema – uma placa que controla a saída do piloto após uma parada nos boxes – acontece depois de uma experiência desastrosa.

A equipe havia aposentado o “pirulito” em favor de um sistema de luzes, similar a um semáforo. Mas, no GP de Cingapura, a luz verde foi acionada antes do fim do reabastecimento, e arruinou a corrida de Felipe Massa.

Além de levar a mangueira da bomba de gasolina acoplada ao carro o brasileiro quase bateu em Adrian Sutil na saída dos boxes, o que lhe custou uma punição.

“Neste momento precisamos de tranqüilidade, e por isso preferimos voltar ao sistema antigo”, disse o chefe da equipe italiana, Stefano Domenicali. Ainda no GP de Cingapura, a equipe já havia usado o método tradicional na segunda parada de Felipe Massa.

Com o erro da equipe, Massa viu sua desvantagem para Lewis Hamilton aumentar de um para sete pontos. Com três etapas para o fim do Mundial, o brasileiro já não depende apenas de seus resultados para ser campeão. Mesmo que vença as três corridas, ele tem de torcer para Hamilton não ser o segundo colocado nas provas finais.