Ferrari dá início à temporada 2005

Madonna di Campiglio, Itália – Enquanto a equipe Toyota realizou ontem, em Jerez de la Frontera, na Espanha, o primeiro teste com seu modelo 2005, Michael Schumacher e Rubens Barrichello, a vitoriosa dupla da Ferrari, inicia apenas hoje, oficialmente, suas atividades no ano. Os dois estão em Madonna di Campiglio, estação de esqui na Itália, onde tradicionalmente se reúnem com a imprensa no começo de cada temporada.

Toyota, Williams, Renault e BAR trabalharam ontem na Espanha, em que as temperaturas atingiram 20 graus, em pleno inverno europeu. A expectativa maior era quanto ao primeiro ensaio prático de um carro deste ano.

A Toyota, time de segundo melhor orçamento da Fórmula 1 – perde apenas para a Ferrari -, apresentou sábado, em Barcelona, o modelo TF105 e hoje Ralf Schumacher o experimentou na pista. Foram apenas 40 voltas, sendo a melhor em 1m18s950. O mais rápido do dia foi o australiano Mark Webber, com a Williams híbrida – chassi de 2004, FW26, equipado com componentes do FW27 que será apresentado dia 31, em Valência. Ele fez 1m16s558 (115 voltas).

Nick Heidfeld, alemão que disputa com Antonio Pizzonia a vaga de titular na Wil-liams, registrou 1m16s765 (80). Já o piloto de testes da Renault, o francês Franck Montagny, marcou 1m17s458 (104), o inglês Anthony Davidson, da BAR, cravou 1m18s533 (95) e o brasileiro Enrique Bernoldi, com o carro-laboratório da BAR, conseguiu fazer 1m20s178 (130).

Os tempos não são relevantes porque as equipes alternam configurações de 2004 e 2005, o que induz resultados bem distintos. A competição será entre 1,5 e 2 segundos mais lenta este ano.

Os japoneses da Toyota não irão tolerar outro fracasso da sua equipe de Fórmula 1. Apesar do enorme investimento, a organização ficou nas últimas colocações ano passado. O TF105 é o primeiro carro coordenado pelo engenheiro inglês Mike Gascoyne, reconhecido técnico do Mundial, retirado a peso de ouro da Renault. Ralf disse que era muito cedo para comentar sobre as potencialidades do TF105.

Michael Schumacher e Rubens Barrichello têm já mais informações para falar, hoje, sobre a temporada que começa dia 6 de março na Austrália.

Os pilotos de testes da Ferrari, Luca Badoer e Marc Gene, vêm treinando há muito com seus carros de 2004 adaptados às importantes mudanças no regulamento deste ano. A principal delas diz respeito aos pneus. Agora, cada piloto deve disputar a sessão de classificação, sábado, e a corrida, domingo, com apenas um jogo de pneus. Substituições serão permitidas apenas em caso de furo ou explosão.

Schumacher e Rubinho, bem como o diretor-esportivo da Ferrrari, Jean Todt, irão anunciar em Madonna di Campiglio o seu programa de treinamento aos novos desafios técnicos da Fórmula 1.

Voltar ao topo