Fernandinho chamado para a seleção principal

O senhor Luís Carlos Rosa nem se conteve quando soube da convocação de Fernandinho, meia do Atlético. Chorou após receber a notícia e comemorou com o filho o primeiro chamado do técnico Carlos Alberto Parreira para a seleção brasileira principal. Uma alegria dupla numa segunda-feira marcada pela continuação da festa pela conquista do título do campeonato paranaense. Uma felicidade tão grande que nem a torção no pé esquerdo tirou o ânimo do jogador, já que ele garante presença na partida contra a Guatemala, semana que vem, em São Paulo.

Freqüentador assíduo das seleções de base da CBF, autor do gol do título do Mundial de 2003 Sub-20, ele considera esta convocação como o ponto alto da carreira. "Pode ter certeza que sim, porque é uma coisa que eu sempre corri atrás, é um sonho que eu sempre tive na minha cabeça e está sendo realizado", vibrou. Considerado uma das grandes promessas do futebol brasileiro, ele não esconde o próximo objetivo. "Sem dúvida a Copa do Mundo está entre eles e, quem sabe, seja esta que está próxima", projeta.

Mesmo com a contusão no pé esquerdo, ele acredita na recuperação e na possibilidade de jogar contra a Guatemala. "Tenho que correr contra o tempo. Temos uma semana para eu tentar me recuperar totalmente dessa pancada, mas eu acho que vai dar tudo certo", aponta. Ontem mesmo, ele já realizou alguns exames e hoje já deverá iniciar o tratamento no CT do Caju. "Eu vou fazer tudo certinho para que eu possa chegar lá inteiro e mostrar meu futebol, que todo mundo está querendo ver", destaca.

Com Fernandinho na seleção, a expectativa fica por conta do aproveitamento do jogador. Ele foi convocado para a meia, mas o próprio Parreira já soprou que o atleticano poderá ser o sucessor de Cafu na lateral direita da seleção. O jogador, no entanto, prefere jogar na sua, mas acata a opção do treinador. "Eu acredito que não terá problema em jogar na lateral, mas eu tenho certeza que nessa posição tem outros jogadores de altíssima qualidade e eu estou sendo convocado na minha e isto é o mais importante", analisa.

A ida de Fernandinho segue os mesmos passos trilhados por Kléberson antes da conquista do pentacampeonato. "O meu ídolo é o Kléberson, que me deu apoio para eu chegar até a seleção", revela. Assim como o volante do Manchester United, o meia veio do PSTC e galgou as categorias de base até chegar à seleção principal. Se as pedras no caminho forem superadas por Fernandinho, ele deverá estar na Copa da Alemanha no ano que vem.

Parreira surpreende e convoca avante Romário

Rio – O técnico Carlos Alberto Parreira convocou ontem uma ‘seleção paulista’ para o amistoso do Brasil com a Guatemala. E reforçou a equipe com o atacante Romário. Dos 23 nomes relacionados, 17 são de clubes de São Paulo e 11 nunca estiveram antes na seleção principal. O jogo faz parte dos festejos pelos 40 anos da TV Globo.

Depois de mais de dois anos afastado da equipe, o goleiro Rogério Ceni, do São Paulo, voltou a ser lembrado. "É inegável a supremacia do futebol paulista sobre os demais centros, a superioridade técnica é indiscutível", afirmou o treinador.

O atacante Grafite, envolvido em polêmica semana passada com o argentino Desábato, durante confronto do São Paulo com o Quilmes, está na lista de Parreira, assim como Marcos, Robinho e Gustavo Nery, todos da seleção principal. Magrão e Ricardinho, outros cotados para compor o grupo da Copa do Mundo de 2006, também vão participar da festa.

Como a data reservada para o amistoso não consta do calendário da Fifa, os clubes europeus estariam desobrigados de ceder seus atletas para a seleção. Por isso, Parreira optou por convocar apenas os que estão em atividade no País. Ele explicou a presença de Romário. "Vai ser uma homenagem, por tudo que proporcionou ao futebol. Deve jogar poucos minutos."

Romário, atualmente no Vasco, foi contatado pela comissão técnica pouco antes do anúncio dos convocados.

De acordo com Parreira, ele nem precisará se apresentar na segunda-feira, como o restante do grupo. "Se quiser, pode ir direto para o único treino de terça-feira ou só aparecer no dia da partida (quarta). É uma homenagem, mas também não é um jogo de encerramento de carreira. Não sei quando ele vai decidir encerrá-la."

Parreira deixou clara a intenção de observar com mais interesse o desempenho dos laterais no amistoso. Ele ainda está em dúvida quanto à escolha dos reservas de Cafu e Roberto Carlos para o mundial. Na esquerda, Gustavo Nery é um dos favoritos ao posto, assim como Gilberto, do Hertha Berlin. Léo, do Santos, outro convocado ontem, briga por uma oportunidade. Na direita, Cicinho e Gabriel podem fazer frente a Belletti (Barcelona) e Maicon (Mônaco).

Voltar ao topo