Fenômeno fora de combate

Munique – O atacante Ronaldo, do Real Madrid, a grande esperança do time para diminuir a distância em relação ao rival Barcelona, líder do Campeonato Espanhol, ficará afastado dos gramados por três semanas. Exames médicos realizados ontem, em Madri, constataram que houve um estiramento muscular na panturrilha direita, exatamente a mesma contusão que o jogador sentiu no primeiro treino do ano.

Ronaldo foi substituído aos 32 minutos do primeiro tempo do jogo contra o Villarreal, domingo, pelo Campeonato Espanhol, partida que marcava o seu retorno após duas semanas de recuperação. Cicinho entrou em seu lugar.

O atacante da seleção brasileira deverá desfalcar o Real Madrid em pelo menos duas partidas do Campeonato Espanhol – Sevilla e Cádiz-, e na partida de volta da Copa do Rei, contra o Athletic Bilbao. Deverá retornar contra o Celta, em Vigo, dia 29.

A recuperação não deve comprometer a participação de Ronaldo na Copa do Mundo da Alemanha, mas é a seqüência de contusões – esta é a quinta da temporada – que preocupa o jogador. ?Peço a Deus que as contusões me deixem em paz e que eu possa disputar a Copa que eu tanto sonho?, disse o jogador, em Munique, na Alemanha, ao participar do lançamento da nova chuteira da Nike, que ele próprio usará na Copa, que começa em junho.

Recorde

Não é difícil entender por que Ronaldo sonha com a Copa da Alemanha. Além da possibilidade da conquista do hexa, o atacante persegue um feito histórico: quer se tornar o maior artilheiro da história das Copas. Com 12 gols marcados em três participações (ele não jogou em nenhuma partida na Copa dos Estados Unidos, marcou quatro gols na Copa da França, em 1998, mais oito na Copa de 2002), Ronaldo está apenas dois gols atrás do alemão Gerd Müller, o maior goleador até agora. ?Tenho de fazer dois gols para igualar o recorde, mas pretendo fazer três para me tornar o maior goleador.?

Ronaldo sabe que o caminho será difícil, mas deixa a entender que o maior adversário da seleção brasileira será ela própria. O grupo do Brasil na primeira fase da Copa é formado por Croácia, Austrália e Japão. ?Não existem adversários fáceis, mas a principal dificuldade da seleção será encontrar o seu próprio equilíbrio. A seleção brasileira tem de jogar tudo o que pode?, alerta.

Questionado sobre a fatídica final da Copa de 2002, Ronaldo não quis comentar entrevista de Zagallo em que o coordenador da Seleção o teria responsabilizado pela derrota brasileira. ?Não vou comentar porque não vi a entrevista, mas acho estranho. O Zagallo sabe que eu jamais faria alguma coisa para perder aquele jogo. Ninguém queria ganhar mais do que eu.?

Craque mostra chuteira mais rápida

Munique – O atacante Ronaldo, do Real Madrid, apresentou ontem, em Munique, a chuteira que usará na Copa do Mundo de 2006. Fabricada na Itália, a Mercurial Vapor III pesa o mesmo que uma sapatilha de atletismo (uma fração acima dos 200 gramas).

Segundo a Nike, a chuteira não é apenas a mais leve, mas também é o calçado mais rápido já projetado para um jogador de futebol.

Para criar uma chuteira mais rápida, a empresa removeu os materiais que agregam peso, ajustou e projetou componentes que ajudam na velocidade de um jogador.

No Mundial, Ronaldo busca seu terceiro título – foi campeão em 94 e 2002. Além disso, o atacante pode se tornar o maior artilheiro da história da Copas.

O brasileiro tem 12 gols contra 14 de Gerd Müller, que ajudou a Alemanha a chegar ao título em 1974.

Voltar ao topo