Felipão aguarda convite da Itália

Luiz Felipe Scolari não pensaria duas vezes para aceitar, caso fosse convidado a dirigir a seleção da Itália. ?Viria correndo?, afirmou o brasileiro, em entrevista publicada nesta sexta-feira por La Repubblica, um dos principais jornais do país. O campeão do mundo é um dos cotados a substituir Giovanni Trapattoni, que caiu em desgraça por causa dos últimos resultados ruins da Squadra Azzurra, nas eliminatórias para a Euro-2004.

Felipão faz um giro pela Europa, para atualizar-se e também sondar o mercado. Na passagem pela Itália, abriu o jogo para o diário romano. Sem meias palavras, admitiu que seria um ?sonho? comandar a equipe da terra de seu avô Luigi, veronês que emigrou para o Brasil em 1904. ?Sempre desejei treinar a seleção italiana?, disse, com boa dose de diplomacia. ?Aceitaria o convite, e custo pouco?, emendou, com bom humor.

O técnico do Brasil na Copa de 2002 está a ponto de obter passaporte italiano – para facilitar sua movimentação na Europa – e declarou que seria interessante fazer o caminho inverso de seu antepassado. Além disso, não vê como desafio insuperável comandar a reação da Azzurra. Em sua avaliação, os jogadores têm qualidade, mas precisam mudar mentalidade. ?Devem voltar a divertir-se quando defendem a seleção?, ponderou. ?E precisam entender que um atleta não é completo, se não vence com o time de seu país.?

A previsão dos italianos é a de que Trapattoni perca o emprego no dia 4, depois de reunião com a cúpula da federação de futebol. Mas Franco Carraro, presidente da entidade, garante que não haverá mudança, pelo menos até dia 20 de novembro, quando a Itália recebe a Turquia, em amistoso em Pescara.

Rodada – O Milan, um dos líderes do Campeonato Italiano com 13 pontos, abre neste sábado a sexta rodada, na visita ao Chievo (6), em Verona. A equipe de Milão está embalada, porque obteve quatro vitórias consecutivas e passou para a segunda fase da Copa dos Campeões. Rivaldo, poupado no meio da semana, deve ser titular. O destaque continua a ser Inzaghi, artilheiro do torneio doméstico (6 gols) e da competição continental (8). A Inter, também em primeiro, joga no domingo com o Bologna.

A outra partida deste sábado será em Turim, onde a Juventus (9) hospeda a Udinese (7) e pode ficar sem Del Piero, contundido. O Torino, rival da Juventus, começou mal a temporada  tem 3 pontos e demitiu o técnico Giancarlo Camolese. O substituto será Rendo Ulivieri.

Voltar ao topo