Federer e Djokovic vão à terceira rodada na Austrália

O suíço Roger Federer, número 2 do mundo, e o sérvio Novak Djokovic, número 3, não decepcionaram e venceram seus jogos nesta quarta-feira (21) com facilidade, avançando à terceira rodada do Aberto da Austrália, o primeiro Grand Slam do ano.

Federer, que busca seu 14º título de Grand Slam, com o qual igualaria o recorde de Pete Sampras, passou pelo russo Evgeny Korolev por 3 sets a 0, parciais de 6/2, 6/3 e 6/1, e terá pela frente agora um velho conhecido: o também russo Marat Safin, que derrotou o espanhol Guillermo Garcia-Lopez por 7/5, 6/2 e 6/2.

“Estou feliz por reencontrá-lo, sempre fizemos grandes jogos”, lembrou Federer, que lidera por 9 a 2 nos confrontos diretos, mas perdeu para Safin nas semifinais de 2005, um duelo épico em que o russo fez 9/7 no quinto set.

Djokovic, campeão em 2008 depois de derrotar Federer nas semifinais, passou pelo francês Jeremy Chardy também com 3 a 0, parciais de 7/5, 6/1 e 6/3. “Estou jogando bem melhor, realmente evoluí”, afirmou o sérvio, que terá pela frente na terceira rodada o norte-americano Amer Delic, que surpreendeu o francês Paul-Henri Mathieu com uma vitória por 3 a 2, parciais de 1/6, 3/6, 6/3, 7/6 (7/3) e 9/7.

“Não se pode subestimar ninguém”, disse um precavido Djokovic, lembrando que Delic saiu do qualifying como “lucky loser”, ou seja, foi derrotado na última rodada, mas conseguiu uma vaga por causa da desistência de outros tenistas. “Se ele chegou até aqui, é porque tem qualidades, como um excelente saque.”