Farfus é o mais rápido no primeiro dia do WTCC

Se a prévia valer, o curitibano Augusto Farfus Júnior, o único brasileiro no Campeonato Mundial de Turismo da FIA (WTCC), será o poleposition na primeira prova da etapa de Curitiba, marcada para as 13h15 de amanhã.

Ele foi o mais rápido no primeiro treino livre, realizado na tarde de ontem, no Autódromo Raul Boesel, em Pinhais. A sessão foi encerrada um minuto antes do final da meia hora prevista, por causa de um acidente entre Roberto Colciago e Michel Jourdain Jr.

Os carros entraram na pista exatamente às 15h30, sob forte calor. O treino serviu para adaptar ?à força? pilotos e bólidos com o clima, que deve ser esse para o treino de classificação de hoje (marcado para as 15h) e para as duas corridas de amanhã (às 13h15 e 15h20). A previsão, segundo o Simepar, é de temperaturas altas em todo o final de semana.

Talvez percebendo isso, Augusto Farfus e a equipe BMW  partiram para o treino pensando em acertar rapidamente o carro. E conseguiram, fazendo o melhor tempo do dia, com 1min25s895. A prova que o time alemão conseguiu deixar o carro com melhores condições foi a segunda posição de Jörg Müller, companheiro do piloto curitibano. Ele ficou a apenas três milésimos de Farfus, marcando 1min25s898.

As outras equipes apresentaram maior equilíbrio, ficando atrás dos dois carros da BMW no mínimo três décimos. Cada escuderia colocou um carro entre os primeiros – Tom Coronel, da Seat, em terceiro (1min26s219); Alain Menu, da Chevrolet, em quarto (1min26s392); e James Thompson, da Alfa Romeo, em quinto (1min26s529). Luca Rangoni, outro da BMW, mas de uma equipe independente, ficou na sexta colocação.

O treino corria normalmente, só que a pouco mais de um minuto do final do tempo previsto, o italiano Roberto Colciago (Seat) e o mexicano Michel Jourdain Junior (também da Seat) se ?enroscaram? na entrada da parte mista da pista e acabaram batendo forte. A frente do carro de Jourdain ficou totalmente destruída. Os detritos na pista e a dificuldade na limpeza obrigaram a direção da prova a suspender o treino livre – e também o terceiro teste de pneus da Copa Clio, que aconteceria a seguir.

Empolgado

O locutor oficial do autódromo, talvez animado pela festa da velocidade, acabou exagerando na narração do acidente entre Jourdain e Colciago. ?Vai ser uma prova quente. É só o início?, disparou, surpreendendo os torcedores e os que estavam trabalhando no AIC.

Voltar ao topo