Fantasma volta hoje ao cenário do futebol nacional

Depois de 18 anos de espera, o Operário de Ponta Grossa volta hoje ao cenário do futebol nacional. Com direito a jogo de abertura da Série D do Campeonato Brasileiro, o Fantasma da Vila Oficinas vai até Porto Alegre, onde enfrenta o São José, às 15h30, no Estádio Passo D’Areia. O outro clube paranaense na disputa é o Iraty, que estreia amanhã, no Emílio Gomes, contra o Pelotas-RS.

Na principal cidade dos Campos Gerais do Paraná, o orgulho pelo retorno é tamanho que mais de 100 torcedores vão encarar o frio e 1600 quilômetros de estrada para apoiar o Operário na capital gaúcha.

A saída de pelo menos dois ônibus operarianos estava garantida para a noite de ontem. Entre os ocupantes das poltronas, até o presidente do clube, Carlos Iurk, deixou de lado o conforto para viajar junto com os demais alvinegros. “Estou até com frio na barriga. Afinal, o Operário está voltando para uma competição nacional, com vaga conquistada dentro de campo e não por força política, como foi anteriormente. Acabei de fazer um lanche, depois vou tomar um banho, vestir a camisa alvinegra e seguir junto com nossa apaixonada torcida para invadir Porto Alegre”, disse o presidente, pouco antes de seguir junto com um sobrinho para o ponto de partida dos torcedores.

Com um grupo de 19 jogadores, como Ratinho e Leo Gazola, e pelo menos mais dois reforços por vir, a missão princesina é tentar resgatar nacionalmente a imagem da valentia do Operário. Em 1990, o Fantasma da Vila Oficinas ficou perto de conquistar vaga na elite do futebol nacional, quando chegou às semifinais da Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro. “Se as coisas andarem bem, quem sabe a gente consiga uma vaga na Série C. O sonho seria comemorar o centenário do clube, que está perto de ocorrer, jogando a Série B. Como torcedor, não custa sonhar”, ressaltou Iurk.