Exigente, Bernardinho diz que Brasil ainda pode melhorar

O estilo trabalhador de Bernardinho já é conhecido, mas o treinador deu mais uma amostra nesta segunda-feira de que é incansável na busca pela perfeição. No dia seguinte à conquista da Liga Mundial pela seleção brasileira masculina de vôlei, que levou o nono título da competição, o técnico afirmou que o time ainda pode melhorar para a disputa do Mundial, que acontece no fim de setembro, na Itália.

“Temos o que melhorar e vamos treinar para isso”, disse Bernardinho. “O Mundial será uma competição ainda mais difícil. Temos um grupo que conta com a experiência de jogadores que estão acostumados a ganhar. Mas isso não basta, temos que diminuir os erros e nos preparar para atuações melhores, pois a cada nova vitória aumenta a cobrança.”

O título conquistado na Argentina, em Córdoba, foi o oitavo da Liga Mundial com Bernardinho à frente da seleção. Na final disputada na noite de domingo, o Brasil venceu a Rússia por 3 sets a 1. A equipe teve autoridade para buscar o triunfo na decisão, mas mesmo assim o exigente treinador viu alguns pontos fracos a serem melhorados.

“Nessa fase final tivemos altos e baixos nos dois primeiros confrontos, mas mostramos um jogo melhor contra Cuba e, especialmente na final, contra a Rússia. Soubemos vencer um time forte, com bloqueio pesado e um bom saque. Mas nos faltou um pouco de paciência no terceiro set pela ânsia de jogar para fechar a partida”, admitiu Bernardinho, que viu seu time abrir 2 a 0 e perder o terceiro set.

Visando a preparação para o Mundial, o Brasil já se reapresenta no próximo domingo, em Saquarema (RJ), no Aryzão. Antes da competição, que será disputada de 25 de setembro a 10 de outubro, o time ainda faz dois amistosos contra a Polônia. A seleção está no Grupo B do Mundial, ao lado de Espanha, Turquia e Cuba.

Voltar ao topo