Ex-piloto de F1 é ouro no ciclismo paralímpico

Ex-piloto da F-1 e bicampeão da Cart, o italiano Alessandro Zanardi, 45, conquistou hoje a medalha de ouro na prova de contrarrelógio do ciclismo nos Jogos Paralimpícos de Londres.

Zanardi fez o tempo de 24min50s22. A prata foi do alemão Norbert Mosandl (25min17s40) e o bronze ficou com o americano Oscar Sanchez (25min35s26).

É a primeira medalha do italiano, que tem uma história marcada por superações.

Ele foi piloto de F-1 e disputou 41 GPs por quatro equipes: Jordan, Minardi, Lotus e Williams. Entretanto foi na equipe Chip Ganassi, da Cart, que conquistou títulos. Foi bicampeão da categoria.

Em 2001, quando guiava para a equipe MoNunn, sofreu um gravíssimo acidente no circuito oval de EuroSpeedway Lausitz, na Alemanha, quando seu carro foi atingido na saída dos boxes pelo carro do canadense Alex Tagliani.

Como consequência, teve as duas pernas amputadas e correu sério risco de morte (foi reanimado sete vezes e perdeu 75% do sangue).

Após um longo tempo de recuperação, Zanardi voltou a disputar campeonatos de WTCC pela BMW e conquistou três vitórias entre os anos de 2005 e 2009.