Ex-jogadores comandam Brasil na Copa Davis

Florianópolis – A Confederação Brasileira de Tênis (CBT) anunciou ontem que a equipe do Brasil na Copa Davis será comandada por um triunvirato, no lugar de Fernando Meligeni, que pediu demissão no ano passado. Os escolhidos são todos ex-tenistas: Francisco Costa, João Zwetsch e Thomaz Koch.

Francisco Costa irá ocupar o cargo de capitão da equipe – seu melhor ranking foi 140.º lugar em maio de 2000. E será auxiliado por João Zwetsch, 231.º colocado em junho de 1991, e Thomaz Koch, considerado o segundo melhor tenista brasileiro de todos os tempos (atrás apenas de Gustavo Kuerten) e que chegou à 24.ª posição do mundo em 1974.

Como capitão da equipe, Francisco Costa admitiu a necessidade de se aprender a trabalhar em grupo, num meio pouco acostumado a isso. ?O tenista tende a ser individualista e, às vezes, é difícil dividir as responsabilidades?, afirmou.

Perguntado sobre a chance de Gustavo Kuerten fazer parte do grupo do Brasil na Davis, o capitão disse que, em forma, Guga tem lugar garantido nas melhores equipes do mundo. ?Estamos acompanhando atentamente sua recuperação?, afirmou Francisco Costa.

A estréia do triunvirato será no confronto entre os dias 6 e 8 de abril, contra Canadá e Colômbia, que se enfrentam no próximo fim de semana, na cidade canadense de Calgary. E o duelo será em Florianópolis, conforme revelou a direção da CBT.

O confronto da Davis acontecerá no Costão do Santinho Resort & SPA, na região norte de Florianópolis. Segundo o presidente da CBT, Jorge Lacerda da Rosa, a estrutura do evento será mais enxuta dessa vez, na expectativa de diminuir os gastos para organizar a disputa.

Guga

Um clima de festa marca a volta de Gustavo Kuerten a um torneio em sua cidade, Florianópolis. Ele estréia nesta terça-feira na chave de simples do Cyclus Open, torneio da série challenger da ATP, diante do espanhol Gorka Fraile, às 19h30, e a arquibancada de dois mil lugares do Lagoa Iate Clube promete estar lotada.

Só para se ter uma idéia, no treino que o ex-campeão de Roland Garros realizou com o argentino Mariano Zabaleta, ontem, o clube estava cheio e Kuerten precisou de mais de uma hora para deixar o local. Posou para fotos com pegadores de bolas, conversou com as pessoas, deu autógrafos e até falou de suas expectativas para o jogo.

?Quero ver se tiro proveito desse clima todo. Vai ser legal jogar com toda torcida a meu lado?, afirmou Guga, que terá pela frente o terceiro tenista espanhol seguido – semana passada, em Viña del Mar, no Chile, perdeu para Albert Montañes e Oscar Hernandes.

Voltar ao topo