Ex-gari busca pódio na São Silvestre

São Paulo – O mineiro Gílson Vieira da Silva sempre correu na vida. Primeiro por prazer, depois por necessidade e agora por esporte e profissão. Aos 28 anos, recém-completados, o fundista investe numa carreira nova e o desafio é conseguir um lugar no pódio da 79.ª Corrida Internacional de São Silvestre, no dia 31 de dezembro, pelas principais ruas e avenidas de São Paulo. Depois de trabalhar como gari, carregando sacos de lixo em Campinas, Gílson mostra há pouco mais de um ano, tempo em que adotou o atletismo como profissão, bom potencial.

“Ele é um bom atleta e só precisa de tempo para começar a conseguir resultados”, avaliza o técnico Ricardo D?Angelo, coordenador-técnico da equipe BM&F Pão de Açúcar, que entre outras estrelas orienta o bicampeão pan-americano de maratona Vanderlei Cordeiro de Lima. “Depois de alguns problemas físicos, acho que pode fazer uma boa prova.”

Especialista nos 10 mil metros, o corredor ficou em 18.º lugar na São Silvestre de 2002, que contou com mais de 12.500 participantes. Este ano, ele foi um dos grandes destaques da equipe na vitória na Maratona de Revezamento Pão de Açúcar, disputada em setembro, na Cidade Universitária. O bom desempenho foi um alívio para Gílson, que vinha de cinco meses de tratamento de lesões. “Foi um período difícil, mas felizmente superado”, diz o mineiro da cidade de Manga. “Estou treinando bastante, pronto para fazer um bom resultado na São Silvestre.”

O ex-gari é apenas mais um atleta da equipe BM&F na prova. Marílson Gomes dos Santos, ganhador da medalha de prata nos 10 mil e de bronze nos 5 mil metros no Pan-Americano de Santo Domingo, e Vanderlei Cordeiro de Lima são os destaques e vão brigar pela vitória, assim como Eduardo do Nascimento, dono da melhor marca sul-americana para a meia maratona com o tempo de 1h00mins30.

No feminino, Fabiana Cristine da Silva, campeã da São Paulo Classic, está entre as maiores favoritas à vitória. Aos 25 anos, a especialista nos 5 mil metros está passando por uma grande fase. Outro nome de respeito na equipe BM&F é o de Nadir Sabino. “Fabiana e Nadir estão muito bem e podem brigar pelo título”, avisa o diretor da equipe e ex-presidente da Federação Paulista de Atletismo Sérgio Coutinho Nogueira. Também estão confirmadas na tradicional prova paulistana as atletas Maria Cristina Vaquero Rodrigues e Dione D?Agostini, também representantes da equipe.

A 79.ª Corrida Internacional de São Silvestre é uma realização de A GazetaEsportiva.net, com oficialização da IAAF e organização da Events e Ultracred Club. O apoio é da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Federação Paulista de Atletismo e Prefeitura Municipal de São Paulo. O patrocínio é de Oi e Sedex.

Voltar ao topo