EUA buscam vagas olímpicas e experiência no Pan

Campeão histórico dos Jogos Pan-Americanos, os Estados Unidos já têm metade de seus atletas em Guadalajara para o torneio que começa nesta sexta-feira. Com uma delegação que só não será maior que a dos anfitriões mexicanos – são 618 atletas, contra 644 dos donos da casa -, os norte-americanos dividem seus participantes em dois grupos: aqueles que tentarão classificação olímpica para Londres e os novatos que estão na equipe para obter experiência internacional.

Até por isso, a equipe norte-americana não faz prognósticos de medalhas em Guadalajara. “Estamos aqui para tentar o maior número possível de vagas nos Jogos de Londres”, disse Alan Ashley, chefe de missão dos Estados Unidos. No Pan, as seguintes modalidades classificam para a Olimpíada: canoagem, saltos ornamentais, hóquei sobre grama, tiro, nado sincronizado, tênis de mesa, handebol, triatlo e polo aquático. Além disso, atletismo e natação oferecem a oportunidade de obtenção de índices.

Nas modalidades restantes, os norte-americanos viajaram para o México para ganhar experiência. “O Pan é uma das poucas oportunidades para um atleta estar em um evento multiesportivo e competir em alto nível. Precisamos lembrar que atletas como Michael Phelps, antes de ser campeão olímpico e mundial (na natação), também disputou os Jogos”, destacou Scott Blackmun, secretário geral do Comitê Olímpico Americano (Usoc).

Mesmo sem estar com a sua equipe principal no Pan, os Estados Unidos levaram ao México 40 campeões olímpicos e 10 campeões mundiais em diferentes esportes.

Voltar ao topo