Paranaense 2012

Estadual deve ter patrocínio master pela primeira vez

O Campeonato Paranaense 2012 pode ter um forte aporte financeiro com a entrada de um patrocinador master para a competição. A empresa mais cotada é a Copel (Companhia Paranaense de Energia). As informações surgiram no norte do Paraná, onde o governador Beto Richa teria dito que a companhia tem possibilidades de patrocinar a competição a partir do ano que vem.

Fontes ligadas à Copel, e ouvidas ontem pelo Paraná Online, admitiram que existem projetos ligados ao futebol sendo estudados dentro da empresa, juntamente com outros programas de incentivo ao esporte, mas ainda sem valores definidos e nem mesmo sua viabilidade.

Ouvida, a diretora de gestão corporativa da companhia, Yara Eisenbach, disse não conhecer tal informação e que, no momento, apenas outros esportes são patrocinados pela empresa. “Não sei de onde tiraram esta informação. Não tem nada disso. Temos que conversar com o governador, mas, por enquanto, futebol não está em discussão. A Copel patrocina uma porção de esportes e também alguns atletas do Top 2016 (projeto Olimpíadas no Rio de Janeiro)”, explicou.

Os números dão conta de que o trio da capital – Atlético, Coritiba e Paraná Clube -, além do Londrina, poderiam receber um valor que giraria em torno dos R$ 500 mil pela disputa do Estadual, enquanto as demais equipes ganhariam um pouco menos, possivelmente a metade.

Mesmo assim, a nova cota, caso se confirme, é vista com bons olhos pelos times de menor expressão. “Faz tempo que estou falando que empresas como a Copel ou a Sanepar devem ajudar os clubes. No Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e em São Paulo é assim, só aqui não existe isso. Agora, com o novo governador, que adora futebol, acredito que esta ideia possa seguir adiante e que ele libere estes apoios. Até para deixar nosso futebol mais rico”, disse o presidente do Corinthians-PR, Joel Malucelli.

Vale lembrar que uma possível ligação da Copel com o futebol já tem sido especulada desde o ano passado. A ideia surgiu quando a empresa poderia se tornar naming rights da Arena da Baixada, uma forma de o governo ajudar financeiramente o Atlético nas obras no estádio para a Copa do Mundo 2014. Depois, a proposta se estendeu para patrocinar também Coritiba e Paraná Clube e, em seguida, todos os paranaenses que disputariam o Campeonato Brasileiro, independentemente da divisão. O projeto, no entanto, não evoluiu em 2010.

Coritiba

Em busca do tri

Com uma situação tranquila no Campeonato Brasileiro, embora ainda sonhe com uma vaga na Libertadores, mas sem correr qualquer risco de rebaixamento, o Coritiba já vem iniciando a preparação para a temporada 2012. O primeiro passo foi renovar os contratos de alguns jogadores, os quais terminariam em dezembro de 2011 – casos dos zagueiros Jeci e Demerson -, além de negociar a permanência de outros, como o goleiro Edson Bastos e o zagueiro Pereira. A base, que tem sido praticamente a mesma desde 2010, deve ser mantida, uma vez que os principais nomes ainda têm vínculo com o Coxa até, pelo menos, o fim da temporada que vem. A expectativa é de que 80% do atual grupo seja mantido, com a chegada de novas contratações no final do ano. O objetivo é conquistar o tricampeonato, o que não ocorre no Coxa desde os anos de 1972, 1973 e 1974. Oficialmente, a última vez que um time foi tricampeão paranaense ocorreu nos anos 1990, com o Paraná Clube (1993, 1994 e 1995). Em 2000, 2001 e 2002, o Atlético faturou os títulos em série, mas o 2002 foi o Supercampeonato. A FPF reconhece o Iraty como campeão paranaense daquele ano.

Atlético-PR

Tudo indefinido

O Atlético ainda não começou a pensar em sua preparação para o Campeonato Paranaense 2012. Nem tem como. Isto porque, o Furacão ainda luta desesperadamente contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro e o resultado final irá refletir diretamente -principalmente financeiramente – no plan,ejamento para o ano que vem. Além disso, em dezembro acontecem as eleições para a presidência do clube, o que também será fundamental para a montagem do elenco e da comissão técnica atleticana da próxima temporada. Por enquanto, desenha-se uma disputa entre o ex-vice-presidente Ênio Fornea e o ex-presidente Mário Celso Petraglia pelo cargo principal do Rubro-Negro. Os preparativos para o Estadual só devem ocorrer a partir do início de janeiro, quando o elenco se reapresenta para iniciar a pré-temporada.

Paraná Clube

Com a cabeça em 2011

Assim como o Atlético, o Paraná Clube ainda tem compromissos em 2011 antes de pensar em 2012. Ainda sonhando com o acesso à Série A, o Tricolor ao mesmo tempo se preocupa com o rebaixamento para a Série C. Por isso, a diretoria irá se preocupar com o ano que vem somente a partir de dezembro. Até porque, o clube está numa disputa por vaga contra o Rio Branco pra se manter na Primeira Divisão – o caso retornou ao STJD, depois de o Rio Branco e o Paraná terem vencido no TJD-PR. Caso se mantenha na elite, o Paraná deverá segurar uma base do atual elenco para 2012. Mas tudo irá depender das eleições presidenciais, que vão ocorrer, em princípio, no próximo dia 9. As chapas podem ser inscritas até domingo. Vale lembrar que a maior parte do atual elenco tem contrato se encerrando junto com o término da Série B.

Londrina

Tubarão voraz

De volta à elite do Estado, após dois anos amargando a Segundona – competição conquistada neste ano -, o Londrina tem como grande objetivo ser o melhor do interior e, consequentemente, conquistar uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro. Para isto, deve apostar em nomes de destaques no cenário nacional, caso dos meio-campistas Erick Flores, que pertence ao Flamengo, mas que está emprestado ao Duque de Caxias, e Fabiano, ex-genro de Vanderlei Luxemburgo, e que atualmente defende o Avaí. Tem também os atacantes Josiel, ex-Paraná e Flamengo, e Warley, que começou no Atlético. Outro nome especulado é o do atacante Christian, ex-Internacional, Grêmio e Palmeiras. Porém, nenhuma destas contratações foi confirmada ainda. Certo mesmo só as chegadas dos meio-campistas Diguinho, de 23 anos, e que teve passagens por Botafogo, Flamengo e Ceará, e Gilvan, indicação do técnico Cláudio Tencatti, além do goleiro Ney. Os investimentos para 2012 devem ser altos, uma vez que o Londrina terá como patrocinadores o banco BMG, o supermercado Super Muffato e a Sercomtel (empresa de telefonia). O Tubarão já iniciou a sua pré-temporada no final de outubro.

Operário

Ano do centenário

Depois de terminar em terceiro lugar o Estadual, mas perdendo o título do interior para o Cianorte, o Operário decepcionou na Série D e caiu ainda na 1.ª fase da competição. Para dar uma guinada, o Fantasma, que completa 100 anos em 2012, começa na próxima quarta-feira a pré-temporada, que será em Tibagi. O técnico Carlos Paiva terá como primeira missão analisar o grupo. Na segunda-feira, elenco e reforços serão anunciados, mas a diretoria mantém em sigilo os nomes. Alguns jogadores que defenderam o time em 2011 já estão garantidos, como os zagueiros Nelinho e João Paulo e o atacante Mateus. Os meio-campistas Ceará e Élvis e os atacantes Baiano e Ícaro também devem ficar. O foco principal nas contratações é um goleiro.

Iraty

Atrasadinho

O Iraty vem dando passos lentos na preparação para a disputa do Campeonato Paranaense 2012. Enquanto os concorrentes já iniciaram os trabalhos, ou estão próximos de começarem a pré-temporada, o Azulão sequer definiu o seu treinador para a próxima temporada. O nome mais cotado até o momento é o de Marco Antônio, que comanda a equipe sub-18 do Iraty e vem agradando com seus resultados. O técnico já recebeu uma sondagem do presidente Sérgio Malucelli, mas ainda não foi nada definido oficialmente. Uma outra opção para o cargo seria uma indicação do banco BMG, patrocinadora do time para o ano que vem e que também deve colocar jogadores no clube, conforme está previsto no aco,rdo. A definição deve ocorrer até o dia 15 de novembro, data prevista para começar a pré-temporada.

Arapongas

Técnico campeão

Após o 5.º lugar deste ano – não disputou a final do interior devido ao saldo de gols, perdendo a vaga para o Cianorte -, o Arapongas espera se manter entre os melhores em 2012. O grande trunfo da equipe será o técnico Ronaldo Bagé, que comandava justamente o Leão do Vale no Campeonato Paranaense. O treinador levantou o título de “campeão do interior” e deixou o Cianorte durante a Série D do Campeonato Brasileiro. Porém, se já tem técnico, o Arapongas segue em ritmo lento na contratação de reforços. O principal destaque até o momento é o atacante Marcelinho, que já defendeu, entre outros, clubes como Grêmio-RS, onde foi revelado, São Caetano, Juventude e Avaí. Outro reforço é Léo Itaperuna Nos próximos dias, a diretoria espera anunciar novos atletas, para ter o elenco fechado no dia 16, quando começa à pré-temporada.

Cianorte

Mesmo time

Mesmo depois da decepção na Série D do Campeonato Brasileiro, quando teve uma das melhores campanhas na 1.ª fase, mas caiu na etapa seguinte – foi eliminado nos pênaltis pelo Oeste-SP -, o Cianorte, campeão do interior de 2011, optou pela manutenção da base. O técnico Gilberto Pereira e a maioria dos titulares, como o goleiro Marcelo, os zagueiros Valdir e Amaral, o lateral-esquerdo Fabinho, os volantes Jovane e Cleiton, o meio-campo Felipe Pinto e o atacante Marquinhos, seguem para a temporada 2012. Alguns reforços já foram contratados, como o goleiro Fabrício e o atacante Henrique, enquanto outros quatro só serão anunciados após os exames médicos. A pré-temporada terá início no próximo dia 10 de novembro e o objetivo do Leão do Vale é contratar uma ou outra peça a partir de janeiro, quando o Estadual estiver próximo de começar.

Corinthians-PR

Timãozinho pronto

O Corinthians-PR, que seguirá com este nome em 2012, uma vez que prorrogou até julho do ano que vem o contrato com a matriz paulista, é, talvez, o time mais adiantado na preparação para o Campeonato Paranaense. Depois do fiasco deste ano, quando correu o risco de cair para a Segunda Divisão, o clube iniciou a pré-temporada já no início de outubro e resolveu reformular o elenco. A começar pelo técnico. Vice-campeão em 2009, com o ainda J.Malucelli, Leandro Niehues reassumiu o comando da equipe. Apenas seis jogadores do ano passado permaneceram, entre eles o meio-campo Andrezinho, considerado uma das revelações de 2011. Entre as novidades está a volta do atacante Bruno Batata, que retornou de empréstimo para o Brondby IF, da Dinamarca. Mais três ou quatro reforços ainda devem chegar nas próximas duas semanas.

Paranavaí

Experiência no banco

Em meio a mudanças na diretoria – no sábado passado Edson Felippe foi eleito o presidente para o próximo biênio -, o Paranavaí resolveu apostar na comissão técnica que terminou o Campeonato Paranaense 2011, mesmo tendo passado a competição deste ano sob ameaça constante do rebaixamento. Manteve o técnico Itamar Bernardes, um dos mais experientes na disputa do Estadual, além de alguns jogadores, como o atacante Rafael Santos e do volante Márcio. O Vermelhinho também se reforçou. Contratou oito jogadores: o goleiro Serginho, os zagueiros Bruno, Gabriel Bellanda e Vitor, o lateral-esquerdo Andrei, os volantes Wllians e Doriva -que já passou por Operário e Roma Apucarana – e o meio-campo Rosembrinck. Na semana que vem, mais atletas devem chegar para fechar o grupo que irá iniciar a pré-temporada.

Roma Apucarana

Reforço polêmico

O Roma Apucarana, sexto colocado no Estadual deste ano, acertou na terça-feira passada a contratação do técnico Pedro Caçapa, ex-Operário e Foz do Iguaçu, para a disputa do Campeonato Paranaense 2012. De quebra, foram anunciados também seis reforços: o lateral-direito Grafite, ex-Cascavel; o lateral-esquerdo Gílson, que vem do Operário; o zagueiro Vinícius, que estava no Atlético ,Ibirama-SC, e os atacantes Nelson Júnior, ex-Naviraiense-MS, e Felipe Capixaba, da Cabofriense-RJ. Outro reforço é o volante Ives, com passagens por Vasco, Rio Branco e Paraná Clube. O jogador durante sua passagem pelo Tricolor envolveu-se em uma polêmica junto com Adriano, o “Imperador”, atualmente no Corinthians. Ele foi fotografado ao lado de traficantes, no Rio, mas garante que tudo não passou de um malentendido. O elenco do Roma se apresenta dia 17 de novembro.

Toledo

Base do acesso

Vice-campeão da Segundona, o Toledo retorna à elite após ter sido rebaixado em 2010. Para evitar um novo tropeço em 2012, o Porco deve apostar no time que conseguiu o acesso. O técnico Rogério Perrô está mantido. O treinador, inclusive, foi quem comandou a equipe na campanha que culminou no terceiro lugar de 2008. Além dele, quem também já está garantido para a próxima temporada são o goleiro Oliveira, o lateral-direito Eduardo e o zagueiro Gustavo.