Espanha vê palestra de arbitragem antes do 1º treino

A primeira atividade dos jogadores da Espanha no CT do Caju, em Curitiba, na manhã desta segunda-feira, foi uma palestra com representantes da Comissão de Arbitragem da Fifa. No encontro, foram passadas aos atuais campeões do mundo orientações sobre questões disciplinares da Copa.

Os espanhóis foram avisados de que os árbitros não vão tolerar faltas por trás e quem cometer esse tipo de infração será punido com cartão vermelho direto. Os jogadores também receberam informações sobre o uso do spray para demarcar a distância da barreira nas cobranças de falta. Apesar de esse recurso já ser utilizado no Brasil há muitos anos, ele é uma novidade para os espanhóis. A Fifa adotou o spray em suas competições apenas no Mundial de Clubes do ano passado e, desde então, passou a utilizá-lo apenas em torneios de categorias inferiores. A única experiência dos espanhóis com esse tipo de recurso para manter a barreira 9,15 metros distante da bola foi no último sábado, no amistoso contra El Salvador, disputado em Washington, nos Estados Unidos – vitória por 2 a 0.

Outro assunto abordado na palestra foi o uso da tecnologia para avisar os árbitros quando a bola ultrapassar a linha do gol. Esse sistema já foi utilizado na Copa das Confederações do ano passado, mas, mesmo assim, o funcionamento do equipamento foi repassado aos atletas.

Os jogadores da Espanha também foram avisados de que os árbitros vão interromper aos 30 minutos de cada tempo as partidas disputadas com temperaturas acima de 32 graus para que os atletas possam se hidratar. Está previsto para 16 horas desta segunda-feira o primeiro treino da Espanha no CT do Caju.