Equipes se preparam para início dos jogos

Aberto solenemente na última 4.ª-feira em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, o Bom de Bola Parati 2009 começará para valer em 26, 27 e 28 de junho, com jogos na regional de Irati, que conta ainda com Malet, Rio Azul, Ivaí, Guamiranga, Teixeira Soares, Rebouças, Inácio Martins, Fernandes Pinheiro, Ipiranga, Prudentópolis e Imbituva. A partir daí, acontecerão confrontos em outras nove regionais até o final de setembro, quando estarão definidas as 20 equipes masculinas e as 20 femininas para a 2.ª fase.

Por enquanto, o momento é de definição das escolas que representarão os 69 municípios inscritos na competição, abrangendo Curitiba, região metropolitana, litoral, Campos Gerais, centro-sul e Norte Pioneiro. Isto porque, diferentemente dos anos anteriores, este ano o Bom de Bola passa a contar com times de escolas e não mais com a seleção de cada município.

“É um resgate do projeto. Ele surgiu assim em 1999 e visava a participação das escolas e não de seleções, pois o objetivo principal nunca foi o de competição, e sim de integração, de sociabilização e de desenvolvimento pessoal por meio do esporte”, aponta o coordenador do Bom de Bola Parati, Adair Guth.

“Isso já ajuda a movimentar a cidade e dá chance para mais crianças participarem do projeto”, diz Guth, contabilizando cerca de 4 mil meninos e meninas na edição 2009 do Bom de Bola. O critério de escolha fica a cargo da prefeitura de cada município, que pode indicar uma instituição de ensino que já tenha um time formado ou fazer uma seletiva.

Em Araucária, por exemplo, no feminino, 15 escolas disputarão a vaga. “No masculino indicaremos a escola campeã dos jogos colegiais, mas no feminino vamos fazer uma competição para escolher a representante da cidade no Bom de Bola, o que é ótimo, pois se transformará num grande evento para as crianças”, diz o secretário de Esportes de Araucária, Wanderley Haddad.

Em Quatro Barras, o técnico do masculino e do feminino no Bom de Bola, o ex-jogador do Coritiba, Vavá, disse que haverá uma seletiva. “É uma forma justa para escolher. Além disso, damos oportunidade para todos participarem.” Em Irati, a escola participante saiu de uma competição da Liga Esportiva Escolar. “Todos os anos temos cinco etapas desta liga. Este ano resolvemos pegar os campeões da primeira etapa e inscrevê-los no Bom de Bola Parati”, explica o secretário de Esporte, Turismo, Lazer e Cultura de Irati, Rafael Ruteski.

Voltar ao topo