Em meio às rodadas, Kimi consegue importante pole

Foi um festival de barbeiragens. Nada menos do que cinco pilotos rodando ou escapando da pista em suas voltas lançadas. Mais dois quebrando e abortando suas tentativas.

Sete em 20, altíssima taxa de incompetência. Quem não errou foi lá para a frente no grid. E o circuito de Istambul, além de receber elogios, apresentou ao mundo uma curva espetacular, formada por quatro retinhas, que promete dar o que falar.

Entre os que não erraram estava Kimi Raikkonen, e assim o finlandês sai na pole position para o GP da Turquia, a 14.ª etapa do Mundial de Fórmula 1. Outro que não se equivocou em nada foi Giancarlo Fisichella, segundo no grid com a Renault. Fernando Alonso, seu companheiro e líder do campeonato, e Juan Pablo Montoya, parceiro de Kimi na McLaren, dividem a segunda fila.

Desses quatro deve sair o vencedor da corrida, que será disputada em 58 voltas com largada às 9h de Brasília. Ninguém corre por fora e não há muito espaço para zebras. A BAR, que vinha andando bem nos treinos, foi vitimada pela já famigerada curva 8, uma espécie de ferradura que exige quatro tomadas e quatro tangências. Seus dois pilotos, Button e Sato, escorregaram lá. Resultado: 13.º e 14.º no grid. A Toyota chegou a fazer bons tempos, também, mas Ralf foi outro que escapou na 8 e ficou em nono no grid. Villeneuve rodou mesmo, e nem completou a volta. Michael Schumacher errou um pouco antes e também ficou sem tempo. Os dois campeões mundiais em atividade dividem, assim, a penúltima fila.

Kimi fez sua volta lançada em 1min26s797, e foi 0s242 mais rápido que Fisichella. Alonso, já na fase de administrar os 26 pontos que tem de vantagem na tabela sobre o piloto da McLaren, ficou um pouco mais para trás. O melhor brasileiro no grid foi Felipe Massa, oitavo, que se valeu dos erros de outros para conseguir a quarta fila. Rubens Barrichello ficou em 11.º, 2s5 mais lento que a pole. Surpresas hoje, só se a curva 8 pegar os favoritos no pulo. Circuito novo é bom por isso.

Bridgestone complica a vida da Ferrari

A Bridgestone errou a mão nos pneus, levou à Turquia compostos duros demais e, numa pista estreante, empoeirada e sem borracha, Schumacher e Barrichello andaram como se patinassem no gelo ontem. "Não tem jeito, a aderência é muito baixa", disse o brasileiro, que ainda assim ficou em 11.º no grid.

Muito mais por conta de problemas dos adversários, diga-se. Pelo menos os dois carros da BAR deveriam estar à frente da Ferrari, mas seus dois pilotos escaparam na curva 8 e ficaram para trás. Nos treinos livres, Rubens mal -e-mal conseguiu andar na frente apenas de Minardi e Jordan. E de Villeneuve, uma múmia viva.

Schumacher teve desempenho ainda pior na classificação. Numa freada em descida, perdeu a traseira e rodou. Não completou a volta e larga na penúltima fila. "O carro está lento e percebemos isso desde o primeiro dia aqui", disse o alemão. "Mas, como sempre, vamos fazer o que estiver ao nosso alcance". (FG)

DIÁRIO DE ISTAMBUL

Melhor de Massa

O oitavo lugar no grid é a melhor posição de largada de Felipe Massa nesta temporada. O brasileiro, depois de fazer sua volta, esperava ficar, com sorte, entre os 12 primeiros. Mas tanta gente errou que ao piloto da Sauber sobrou uma quarta fila. "A pista estava muito suja e escorregadia e era fácil cometer um erro. Por isso fiz a volta com todo cuidado", falou o piloto.

Números e números

A pole de Raikkonen foi a oitava de sua carreira e quinta nesta temporada. Ele está batendo Montoya em grids por 8 a 4 (Juan ficou fora de dois GPs).

Voltar ao topo