Em final esvaziada, chinês vence os 100m livre; Chierighini é 5º

O chinês Zetao Ning é o novo campeão mundial dos 100m livre, prova mais clássica da natação. Em uma final esvaziada, nesta quinta-feira, em Kazan (Rússia), o garoto de 22 anos fez a melhor marca da temporada para ganhar o ouro com o tempo de 47s84. O único brasileiro na final era Marcelo Chierighini, que terminou em quinto, com 48s27, melhorando um uma posição e um centésimo o resultado do Mundial passado, em Barcelona.

A final foi esvaziada porque não contou com a maioria dos maiores velocistas do mundo. O australiano James Magnussen (líder do ranking nas últimas duas temporadas) está machucado, o francês Florent Manaudou (campeão olímpico dos 50m livre) e Cesar Cielo (recordista mundial da prova) priorizaram outras provas, enquanto o russo Vladimir Morozov (segundo mais rápido deste ciclo olímpico, com 47s62) queimou a largada da semifinal.

Para esvaziar ainda mais a final, o brasileiro Matheus Santana (recordista mundial júnior) e o italiano Marco Orsi (sétimo do mundo ano passado) não avançaram da semifinal. Isso fez com que a disputa ficasse polarizada entre Ning (47s84) e o australiano McEvoy (47s95), únicos a nadar na casa dos 47 segundos em Kazan.

O bronze foi disputado pelos três medalhistas dos Jogos Pan-Americanos. E o argentino Federico Grabich levou a melhor, batendo em terceiro, com 48s12, à frente do canadense Santo Condorelli (48s19) e de Chierighini (48s27), repetindo a ordem de Toronto. Grabich baixou 0s14 sua marca do Pan, enquanto o brasileiro melhorou 0s53.

Voltar ao topo