Em Curitiba o ciclismo e a canoagem dividem atenção

O frio e a umidade não impediram que centenas de pessoas assistissem neste sábado (3), às margens da raia olímpica do Parque Náutico do Iguaçu, as sete provas de canoagem, das 9h às 12h, e que abriram oficialmente a programação dos 7º Jogos Sul-Americanos em Curitiba.
O Brasil ganhou duas medalhas de ouro e uma de prata. As de ouro foram para Rogério Souza (C1 1.000m masculino) e Sebastian Cuattrin (K1 1.000m masculino), e a de prata, para Ariela Pinto (K1 1.000m feminino).
O secretário municipal do Esporte e Lazer e diretor regional do Comitê dos Jogos em Curitiba, Fernando Guedes, disse que “a organização local do evento credencia a cidade para, ao lado do Rio de Janeiro e São Paulo, ser subsede doos Jogos Olímpicos de 2012, ou até sede isolada dos próximos Sul-Americanos, em 2006”.
A infra-estrutura no local conta com dus ambulâncias, uma equipe do Corpo de Bombeiros, que mantém um barco na raia para ações preventivas, agentes da Polícia Federal e 15 Guardas Municipais, apoiados por três veículos e duas motocicletas.
Durante a manhã, disputaram-se todas as provas de 1.000 metros C-1 e C-2 (canoa, exclusivamente masculinsa), e K-1, K-2 e K-4 (caiaque, mistas). Agentes da Diretran orientaram os motoristas que foram ao local, bem como o público que assistiu às provas depois de desembarcar dos ônibus que saem do Terminal Boqueirão e vão a São José dos Pinhais.
A argentina Fernanda Lauro foi a vencedora da prova K-1 1.000m feminina, que abriu os Jogos. A medalha de prata ficou com a brasileira Ariela César Pinto, e a de bronze, com a chilena Carolina Rodriguez.
Até o final das provas de canoagem, neste domingo, a pista que margeia a raia olímpica terá sentido de tráfego horário para os veículos que circulam na região ou deixam o estacionamento do parque.
“A presença de atletas de tantos países da América Latina e do Caribe consolida a posição de Curitiba no cenário mundial da canoagem, e insere a raia olímpica do Iguaçu e sua completa infra-estrutura como referência para outras cidades brasileiras e das Américas que realizam provas idênticas”, disse o presidente da Federação Paranaense de Canoagem, Argos Gonçalves Dias Rodrigues.
Neste domingo, além do prosseguimento das competições na raia, das 9h às 17h, começam também as provas de ciclismo pista, no Velódromo Irineu Marinho, reunindo atletas de 10 países. A cerimônia de abertura é às 9h, e a primeira jornada inicia às 9h30.
Até às 12h, de acordo com o programa, realizam-se as provas de km contra relógio 200m, velocidade e 4.000m perseguição individual. À tarde, a partir das 14h, velocidade e 4.000m perseguição individual.
Segundo Adir Romeo, da Selação Brasileira de Ciclismo, “em caso de chuva na hora da largada, a prova é postergada por 60 minutos, e assim sucessivamente, até que o tempo melhore e a pista esteja seca e em condições de oferecer segurança aos competidores”. A segunda jornada inicia às 14h.
Neste domingo, as opções para quem usa ônibus e vai aos dois eventos são as seguintes:
Parque Náutico do Iguaçu Terminal Boqueirão / Terminal Affonso Pena
Terminal Boqueirão / Terminal Central São José dos Pinhais

Curitiba – São José dos Pinhais
(via Pedro Moro) Terminal Boqueirão




Terminal Guadalupe
Velódromo Jardim Botânico Ligeirinho Centro Politécnico


Ligeirinho Centenário


Convencionais Santa Bárbara e Petrópolis

Convencional Solitude

Biarticulado Centenário / Campo Comprido


Biarticulado Pinhais / Ruy Barbosa

Alimentador Cabral / Portão Largo Bittencourt (defronte ao Círculo Militar)

Esquina das ruas Marechal Deodoro e Tibagi

Praça Ruy Barbosa

Praça Carlos Gomes

Praça Ruy Barbosa e terminais Centenário, Oficinas, Capão da Imbuia, Campina do Siqueira e Campo Comprido

Praça Ruy Barbosa e terminais Pinhais e Capão da Imbuia

Terminais Cabral e Portão
(JSAcomeçacanoa)

Voltar ao topo