Em 2004, a F-1 está mais jovem

São Paulo – No domingo, quando os 20 carros estiverem alinhados para a largada do GP da Austrália, a temporada 2004 registrará um recorde, ainda que nenhuma volta tenha sido completada. Nunca na história a F-1 teve uma abertura de campeonato com média de idade tão baixa.

Os pilotos que disputarão a temporada, ou pelo menos que começarão como titulares das dez equipes, têm em média 27,2 anos, algo inédito na categoria, que só em três oportunidades teve menos de 28 anos na média dos pilotos que iniciaram a disputa de um mundial. Trocar pilotos experientes por novatos vem se tornando uma tendência e colabora para a morte ou decadência de categorias como a F-3000, supostamente criadas como escola para a F-1.

Kimi Raikkonen, atual vice-campeão, estreou com 21 anos, em 2001. O finlandês veio direto da Fórmula Renault e tinha no currículo apenas 23 corridas em monopostos. Fernando Alonso tinha 19 anos quando alinhou com um carro da Minardi no GP da Austrália de 2001 e Felipe Massa tinha 20 anos quando disputou em 2002 a prova de Melbourne pela Sauber.

Voltar ao topo